Juventude paulistana apresenta ‘plano de metas’ nesta sexta a candidatos

São Paulo – O Plano de Metas da Juventude Paulistana, fruto do trabalho de mais de 40 organizações que realizaram encontros com grupos de jovens e especialistas em diversas regiões da […]

São Paulo – O Plano de Metas da Juventude Paulistana, fruto do trabalho de mais de 40 organizações que realizaram encontros com grupos de jovens e especialistas em diversas regiões da cidade nos últimos dois meses, será lançado amanhã (10), no auditório Paulinas, na zona sul. A proposta é o estabelecimento de uma política municipal com objetivos em educação, cultura, saúde, trabalho, direitos humanos, entre outras, além da formação de uma comissão que fiscalize e discuta as políticas de juventude do próximo governo.

O presidente da Comunidade Cidadã, Flávio Munhoz, afirmou que a ideia é obter o compromisso dos candidatos à prefeitura de São Paulo de que o documento seja incorporado ao Plano de Metas da Cidade. “O prefeito eleito tem, por lei, 90 dias após a posse para elaborar o Plano de Metas. Queremos que nossas políticas para a juventude sejam incluídas”, diz. Também será proposta a criação de uma Secretaria Municipal de Juventude e diversas ações participativas entre poder público e sociedade civil que debatam e elaborem políticas para os jovens.

Munhoz informou que os candidatos a prefeito foram convidados para participar do lançamento do plano e assinar a carta-compromisso do plano. Carlos Giannazi (PSOL), Fernando Haddad (PT), Soninha Francine (PPS) e Miguel Manso (PPL) confirmaram presença. Celso Russomano (PRB) alegou ter compromisso de campanha e disse que não participará do evento, mas se comprometeu a firmar o documento. Gabriel Chalita (PMDB) não confirmou sua participação e José Serra (PSDB) não demonstrou interesse pela discussão.

Munhoz destacou que a iniciativa é um importante exercício de cidadania e de apropriação da cidade. “Antigamente os políticos eleitos recebiam a cidade como um cheque em branco, mas hoje estamos debatendo, propondo e cobrando, com a participação dos principais interessados, que as políticas que sejam eficazes e sua efetiva aplicação”, disse.

Além da Comunidade Cidadã participam o Grupo de Trabalho de Juventude da Rede Nossa São Paulo, a Pastoral da Juventude e a Educafro, entre outras.

O evento será realizado às 19h, na rua Domingos de Morais, 660, na Vila Mariana, próximo ao metrô Ana Rosa.

Leia também

Últimas notícias