Expansão do projeto Rádio Brasil Atual tem lançamento oficial nesta terça-feira

Emissoras já operam em caráter experimental e em três faixas de FM (Grande São Paulo, litoral e noroeste paulista), com capacidade de chegar a áreas com 22 milhões de pessoas habitantes

São Paulo – Projeto de comunicação democrático, com a participação do cidadão e do trabalhador, a Rádio Brasil Atual tem nesta terça-feira (28) o seu lançamento oficial. Desde o dia 3, a rádio está no ar em caráter experimental nas frequências 98,9 FM na Grande São Paulo, 93,3 FM na Baixada Santista, e 102,7 no noroeste paulista (para cidades no entorno de Catanduva, São José do Rio Preto, Bauru). Com alcance estimado para uma população de 22 milhões de pessoas, a partir desta terça-feira a emissora passa a funcionar oficialmente, com sua programação diferenciada.

“A princípio, teremos o Jornal Brasil Atual, das 7h às 9h da manhã, todos os dias. Ao longo do dia, num primeiro momento, a programação tocará música nacional, de qualidade, até que a gente formate e consolide uma grade completa, de conteúdo exclusivo”, relata Zé Mourão, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Dois programas que fazem parte da grade exclusiva da TVT terão sua gravação ao vivo exibida também pelo rádio. São eles o “Bom para Todos”, às 16h das segundas-feiras, e o “Melhor e Mais Justo”, às quintas-feiras, no mesmo horário. 

O primeiro, apresentado por Marília Zanardo, é um programa de prestação de serviços em que especialistas e ativistas respondem a perguntas do público para temas como educação, emprego e renda, saúde, direito e oportunidades.. No “Melhor e Mais Justo”, mediado por Luiz Tuto, traz sempre um debate sobre a realidade social, política e econômica, apontando tendências, ideias e soluções do interesse da cidadania e da democracia.

Valter Sanches e Paulo Salvador (Foto: Arquivo RBA)

Sanches: “Luta pela concessão vem desde 1987”. Salvador: “Vamos inovar na área da comunicação”. 
Saiba mais sobre projeto

O conteúdo noticioso será gerado por equipes das emissoras em São Paulo, no litoral e no interior, e também por veículos parceiros nesse empreendimento de comunicação, como TVT, Rede Brasil Atual, Revista do Brasil, além de colaboradores ligados a projetos comunitários. O Jornal Brasil Atual já tem em seu time colunistas como o cientista político, jornalista Paulo Vannuchi, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o teólogo e escritor Frei Betto, o diretor-técnico do Dieese Clemente Ganz Lúcio e o escritor Flávio Aguiar, correspontende na Europa.

“Nossa missão é dar uma contribuição para a sociedade, para que os movimentos sociais tenham sua voz amplificada, dar aquilo que as outras rádios não retratam, ou, quando mostram, mostram de forma distorcida. É um canal onde os movimentos sociais possam se expressar e se ver”, afirma Valter Sanches, diretor do Sindicato do Metalúrgicos dos ABC e presidente da Fundação Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade mantenedora da TVT e parceira da Rede Brasil Atual (RBA) no projeto de rádio.

Os metalúrgicos do ABC pleiteiam uma concessão de rádio desde 1987. O sonho começa a se concretizar graças à parceria entre a entidade e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Essa parceria já produziu frutos no campo da comunicação independente, como a Revista do Brasil, o portal de notícias da RBA.

“Vamos continuar fazendo o que a gente mais sabe, que é questionar o mundo do trabalho, inovar na área da comunicação, e exigir que o Brasil busque o caminho do crescimento tendo como base a solidariedade e a sensibilidade social, e não o caminho ditado pelas elites e por poucos grupos de mídia”, diz o diretor da Rede Brasil Atual, Paulo Salvador.

Com reportagem de Michelle Campos, da TVT. Assista aqui

Leia também

Últimas notícias