Governo e movimentos debatem propostas para o ‘Brasil Sem Miséria’

São Paulo – Movimentos sociais e governo federal estão reunidos hoje (8) em Brasília para debater os desafios do Plano Brasil Sem Miséria, criado em junho de 2011 com o […]

São Paulo – Movimentos sociais e governo federal estão reunidos hoje (8) em Brasília para debater os desafios do Plano Brasil Sem Miséria, criado em junho de 2011 com o objetivo de tirar 16 milhões de pessoas da extrema pobreza no país. A atividade, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, pretende apresentar os resultados do primeiro ano e discutir estratégias para o seu aperfeiçoamento.

“Mais do que uma avalição, estamos aqui para uma prestação de contas junto à sociedade”, afirmou a ministra Tereza Campello, do MDS, durante a reunião..

Segundo ela, entre os investimentos do primeiro ano do programa, R$ 2,7 bilhões foram direcionados para ações emergenciais contra a seca no semi árido, que abrange oito estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.

Mas ela também destacou investimentos em outras frentes, como a oferta de 390 mil vagas para cursos de qualificação, que tiveram 194 mil inscrições até o momento.

De acordo com Tereza, os avanços foram possíveis por causa das parcerias com outros órgãos do poder público e com o apoio de movimentos sociais. “Conseguimos juntos realizar 1 milhão de atendimentos na área rural”, disse ela no encontro. Nesse período de um ano, o programa Bolsa Família ganhou 687 mil novos beneficiados.

O debate seguirá até às 17h, no Palácio do Planalto. Os movimentos se reúnem na parte da tarde em diferentes mesas para refletir e elaborar propostas de melhoria sobre garantia de renda, inclusão produtiva urbana e rural e acesso a serviços públicos como saúde e educação.