Deputado quer punição de procurador que criticou PM de São Paulo

Para o deputado, ações “pirotécnicas e midiáticas” do procurador e da defensora motivam os pedidos de punição (Foto: Assembleia Legislativa) São Paulo – O deputado estadual Major Olímpio Gomes (PDT) […]

Para o deputado, ações “pirotécnicas e midiáticas” do procurador e da defensora motivam os pedidos de punição (Foto: Assembleia Legislativa)

São Paulo – O deputado estadual Major Olímpio Gomes (PDT) confirmou hoje (8) que protocolou duas representações contra o procurador da República Matheus Baraldi, que no final de julho disse que solicitaria o afastamento formal de toda a cúpula da Polícia Militar de São Paulo com o argumento de que se trata de uma estrutura “sádica” e “assassina”.

Nos pedidos, apresentados à Procuradoria Geral da República e ao Conselho Nacional do Ministério Público, o parlamentar afirma que Baraldi criou um clima de insegurança ao dizer que a PM paulista estava fora de controle. “Isso estimula marginais a atacarem policiais, escudos da sociedade”, afirmou Olímpio durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa. 

O deputado disse ter apresentado uma reclamação disciplinar contra o procurador, pedindo que seja instaurado um procedimento para avaliação das “ações pirotécnicas e midiáticas”. Além de Baraldi, Olímpio promove uma ofensiva contra a defensora pública estadual Daniela Albuquerque. Esta queixa foi registrada na Procuradoria Geral do Estado pelo fato de o político acreditar que se trata de um “posicionamento midiático” que contribui para aumentar a sensação de violência. 

Olímpio promove hoje uma audiência pública na Assembleia Legislativa “em apoio” à Polícia Militar. Nas últimas semanas, cresceram as notícias sobre os abusos cometidos por agentes do Estado em serviço. Em especial apareceram denúncias de execuções de cidadãos levadas a cabo na esteira de uma tentativa de resposta à atuação do crime organizado. 

Leia também

Últimas notícias