Comandante da PM de São Paulo promete alterações na atuação da polícia

Em meio a críticas e sem admitir descontrole das tropas, Roberval Ferreira acena com reforma

São Paulo – Depois de muitas críticas e denúncias contra os abusos cometidos pela corporação, o comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, Roberval Ferreira, prometeu ontem (7) reformas. As alterações na estrutura da PM seriam elaboradas em parceria com a reitoria da USP. A ideia, segundo ele, é que PM atue mais na proteção do cidadão do que no controle social. Para isso, novas metodologias de formação seriam implementadas ainda este ano. 

O pacote de medidas foi levado ao colégio de líderes da Assembleia Legislativa de São Paulo ontem à tarde. Segundo o comandante, as mudanças foram aprovadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). 

Entre as medidas, estariam a descentralização da corregedoria da instituição, com a criação de oito postos de atendimento em todo o estado, e a recondução 7 mil policiais administrativos para as ruas até o final deste ano. 

Depois do encontro reservado com os líderes da Assembleia, Roberval participou da audiência pública que reuniu cerca de 300 pessoas no auditório principal da Assembleia Legislativa de São Paulo em desagravo as afirmações do promotor público federal Matheus Baraldi de que as tropas estão fora de controle, o que justificaria o pedido de afastamento do comandante. 

“Nós não desejamos o erro, nós não desejamos a violência, a truculência. Mas não podemos esquecer que a polícia combate o crime e o criminoso não tem intenção de se render facilmente”, disse da tribuna da assembleia. Ele também defendeu mudanças na legislação. “A polícia precisa de melhores leis. Precisa de mais garantias para o exército profissional”, pontuou.