Ataque de Gilmar Mendes à blogosfera revela visão distorcida de democracia

Ministro do STF segue os passos do PSDB e quer censurar sites e blogs que não compartilham de sua visão de mundo

Para blogueiros, Gilmar Mendes e PSDB têm uma visão “seletiva” de democracia (Nelson Jr/SCO/STF))

São Paulo – As ameaças do ministro Gilmar Mendes contra a biblioteca virtual Wikipédia e contra blogs que ele considera prejudiciais refletem a visão distorcida de democracia que tem o ex-presidente e ainda membro do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo matéria publicada ontem (5) pelo jornal O Estado e S.Paulo, Mendes teria acionado a Polícia Federal contra o Wikipédia, por não concordar com as informações que constam no verbete sobre ele, e irá representar no Ministério Público Federal contra patrocínio em blogs e sites cuja opinião estão em desacordo com a sua.

“Tanto Gilmar Mendes como a ação do PSBD apresentam a visão de democracia que possuem esses grupos. Demonstram a seletividade da ação porque eles se referem a blogues e sites críticos ao governo, mas não processam veículos da mídia tradicional que criticam também as instituições públicas e até mesmo atacam em sua capa o presidente da república”, afirmou o jornalista Renato Rovai, editor da revista Fórum e responsável pelo Blog do Rovai.

Para a historiadora Conceição Oliveira, do blog Maria Frô, Mendes deveria se ocupar em investigar a revista Veja por suas ligações com o bicheiro Carlos Cachoeira.

“Antes era a ação movida pelo PSDB, contrário a blogues críticos ao candidato José Serra e agora essa atitude do ministro. Penso que a revista Veja deveria ser selecionada para isso. Quanto dinheiro é gasto com ela? Uma revista que está aparecendo em CPI, com seu jornalista associado a um criminoso e que tem interferência até em soltar policiais acusados de participação em grupo de extermínio”, afirmou.

Segundo Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, a matéria publicada faz insinuações de que o principal alvo é o jornalista Paulo Henrique Amorim do blogue Conversa Afiada. “Desesperado, sem conseguir sustentar as suas acusações e difamações contra o ex-presidente Lula, o ministro Gilmar Mendes resolveu investir contra a liberdade de expressão e contra a blogosfera. Ele agora quer asfixiar financeiramente os “blogs sujos” – expressão usada primeiramente por seu outro amigão, o tucano Serra”, afirmou ele em seu blog.

A assessoria de imprensa da Polícia Federal não confirmou a ação de Mendes contra o Wikipédia.

Leia também

Últimas notícias