Lula manda mensagem ao 3º Encontro de Blogueiros Progressistas

O ex-presidente Lula, presença virtual em encontro que debate ampliação do espaços de comunicação no país (youtube/reprodução) São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem aos […]

O ex-presidente Lula, presença virtual em encontro que debate ampliação do espaços de comunicação no país (youtube/reprodução)

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem aos participantes do 3º Encontro de Blogueiros Progressistas, que começou na sexta (25) e vai até este domingo (27), em Salvador. Lula foi convidado a participar do evento, mas recusou, por recomendações médicas.

Na gravação, o ex-presidente lembra que esteve presente em outros eventos organizados pela blogosfera do país e reafirmou sua convicção de que é preciso ampliar os espaços de comunicação fora da grande mídia do país, como forma de garantir o pleno exercício da cidadania da população.

“Queria dizer que o trabalho de vocês é importantíssimo.  Hoje a internete é importantíssima para garantir a liberdade de expressão, a diversidade de opinião (sic) e a construção da cidadania. Ter informação e garantir diversas visões do mesmo fato é essencial para garantir que todo cidadão possa opinar e participar da vida política do seu país e do nosso país.”

Assista a mensagem de Lula aos blogueiros reunidos em Salvador.

Lula critica o monopólio sobre o setor de comunicações no Brasil, “concentrado em poucas empresas, poucas famílias e poucos lugares”, para afirmar que é a internet que pode abrir espaço e dar voz a todos os cidadãos, sem exceções.

Regulação e liberdade

“Nas redes e nas ruas pela democratização da comunicação” foi o tema da primeira mesa de debate do 3º Encontro de Blogueiros Progressistas, na noite da sexta-feira. A mesa foi composta pelo jornalista Franklin Martins (ex-ministro da Comunicação), a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, e o deputado federal Emiliano José (PT-BA), da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, no Congresso Nacional.

“Eu acho que cada um de vocês que estão aqui, e muitos outros que não estão, está fazendo uma coisa muito importante: não estão se submetendo. Cidadania se faz com rebeldia, com não submissão. E vocês estão fazendo isso”. Assim Franklin Martins saudou os participantes do Encontro de Blogueiros, antes de começar a sua exposição, na qual defendeu a necessidade urgente de um novo marco regulatório para as comunicações eletrônicas no Brasil.

Para Martins, todos os meios que utilizam um bem público finito e escasso, que precisa de concessão no país, devem também se submeter a uma regulação, a exemplo do que acontece em vários países democráticos do mundo.

O jornalista propôs ainda que os blogueiros progressistas comecem uma campanha de defesa da regulamentação dos itens da Constituição referentes à comunicação, que poderia ter como principal lema: Nada que fira a Constituição, mas tudo que está na Constituição.

“Se formos capazes de mostrar ao conjunto da sociedade que queremos a Constituição, formaremos maioria, e aí teremos grandes chances de sermos vitoriosos nesta luta”, acrescentou

A necessidade de atrair a sociedade para a discussão do tema também foi ressaltada por Rosane Bertotti, que defendeu ações mais efetivas dos ativistas da luta pela democratização da comunicação para fazer o tema tomar as ruas. “É preciso vontade política para a existência de um novo marco para as comunicações. É preciso construir uma nova correlação de forças e fazer com que a sociedade entenda o que é o marco regulatório.

Falando como membro da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação, o deputado Emiliano José lembrou que o debate do tema diz respeito à luta pela democracia. Para ele, é preciso deixar claro para a sociedade, que o que se pretende com o novo marco é o aumento da multiplicidade de vozes na comunicação. “A velha mídia pode estar aí, mas com o aumento das vozes que representem a nossa sociedade”.

Com reportagem de Eliane Costa, do portal Vermelho

 

O parlamentar, que também é jornalista, se comprometeu a trabalhar para que o marco seja aprovado no Congresso.

Leia também

Últimas notícias