Dilma anuncia novo programa social para atender à primeira infância

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff anuncia neste domingo (13), Dia das Mães, um novo programa social, voltado para crianças de zero a seis, a chamada primeira infância, semelhante ao Bolsa Família. […]

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff anuncia neste domingo (13), Dia das Mães, um novo programa social, voltado para crianças de zero a seis, a chamada primeira infância, semelhante ao Bolsa Família. O anúncio antecede a assinatura, na segunda (14), em Brasília, da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância.

O programa complementa o Bolsa Família, que condiciona os recursos à obrigatoriedade de manter as crianças das famílias carentes regularmente matriculadas em escolas. Na primeira infância, porém, a taxa de crianças nestas condições tende a zero.

Além da transferência de renda – os critérios para o cálculo dos valores das bolsas serão anunciados –, a iniciativa contempla a construção de creches, a inclusão de novos medicamentos no programa Farmácia Popular, a adição de vitamina A nas vacinas durante campanhas massivas do ministério da Saúde.

A agenda foi elaborada a partir de um estudo do Ministério do Desenvolvimento Social que concluiu que famílias com mães jovens, em geral solteiras e com filhos pequenos, compõem grande parte da população em condições de extrema pobreza atualmente no pais.

A técnica da Rede Nacional Primeira Infância, Ana Oliva, destaca a importância do apoio financeiro patrocinado pelo Estado para as mulheres de baixa renda. Segundo a especialista, o pacote social a ser conhecido neste Dia das Mães dará cobertura e apoio às famílias que não têm direito ao Bolsa Família e cujas crianças se enquadram naquela faixa etária. “É uma etapa crítica do desenvolvimento humano e medidas como essas tendem a possibilitar um crescimento melhor para essas crianças”.

Ana destacou, em entrevista À Rádio Brasil Atual, que para garantir não só mais dinheiro para ações nessas áreas, o primordial é “atacar” a educação e saúde para melhor as condições de vida das crianças. “O investimento do país deve ser maior nessa etapa da vida. É crucial o investimento na primeira infância”, disse.

Ouça a reportagem completa:

Link | Download

Leia também

Últimas notícias