Pataxós bloqueiam estrada para manter demarcação de terras com o Executivo

São Paulo – Aproximadamente mil indígenas de tribos Pataxós bloquearam ontem (10) um trecho da BR-101, entre as cidades de Itabela e Itamaraju, no extremo sul da Bahia, em protesto […]

São Paulo – Aproximadamente mil indígenas de tribos Pataxós bloquearam ontem (10) um trecho da BR-101, entre as cidades de Itabela e Itamaraju, no extremo sul da Bahia, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere a responsabilidade de demarcar terras indígenas, quilombolas e áreas de conservação ambiental do Poder Executivo ao Congresso. A PEC teve parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no dia 23, sob protestos de lideranças indígenas.  

Para o cacique Sinvaldo Ribeiro de Souza, essa PEC faz o povo Pataxó “tremer” em relação aos direitos dos indígenas no Brasil. O cacique afirma que na Bahia eles estão sendo ameaçados até por traficantes de drogas. “Nós sentimos muito a falta de uma política pública. As ameaças surgem porque queremos tirar a nossa comunidade desse beco sem saída.” 

Os Pataxós reivindicam ao governo federal a assinatura da Portaria Declaratória de Demarcação da Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal. Segundo Sinvaldo, as terras já foram demarcadas e são indígenas. “Deveria ser de interesse do governo nos ajudar. Nós lutamos pela verdade, pelo que é nosso”, disse.

“Queremos resolver o problema sem confronto. Queremos um canto para viver em paz”, disse o cacique. 

Ouça aqui a reportagem da Rádio Brasil Atual.

Leia também

Últimas notícias