MST mantém ocupação de seis superintendências do Incra

São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou no final da tarde de hoje (18) que mantém ocupações em seis superintendências do Instituto Nacional de Colonização […]

São Paulo – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou no final da tarde de hoje (18) que mantém ocupações em seis superintendências do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). As ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas, realizada sempre nos meses de abril para lembrar os 21 camponeses mortos no massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996 no Pará.

Segundo comunicado, seguem ocupadas as sedes do Incra nos estados de Alagoas, Ceará, Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e Paraíba. 1.500 sem-terra iniciaram hoje a ação na sede do instituto em Fortaleza, de acordo com o movimento, que acrescenta que em Maceió houve ocupações também nos prédios da Receita Federal, da Secretaria Estadual de Agricultura e do Instituto de Terras e Reforma Agrária. O governador Teotônio Vilela (PSDB) assumiu o compromisso de criar um programa para o desenvolvimento dos assentamentos.

Foi ocupada ainda uma fazenda em Uberaba, Minas Gerais, mas a Polícia Militar realizou o despejo dos trabalhadores rurais mesmo sem mandado de reintegração de posse, diz o MST. A prefeitura de Curionópolis, no Pará, foi o foco de 500 integrantes do movimento que protestaram contra o fechamento de escolas no campo.

Ontem (17), Dia Nacional da Luta Camponesa, os sem-terra fizeram uma série de mobilizações pelo país. O movimento contabiliza 105 bloqueios de rodovias, estradas, avenidas e ferrovias em 20 estados, e a ocupação de 45 latifúndios, em nove estados.