Professores da USP repudiam intimidação da reitoria

São Paulo – Já está na internet um abaixo-assinado pela liberdade de expressão na Universidade de São Paulo. Proposto pela assembleia setorial da Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas e aprovado […]

São Paulo – Já está na internet um abaixo-assinado pela liberdade de expressão na Universidade de São Paulo. Proposto pela assembleia setorial da Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas e aprovado pelo Conselho de Representantes e pela assembleia da Associação dos Docentes da USP (Adusp), o manifesto repudia práticas de intimidação adotadas pelo reitor João Grandino Rodas.

Os diretores da Adusp estão sendo interpelados judicialmente por declarações que supostamente teriam dado ao jornal O Estado de S. Paulo sobre a maneira como a atual administração emprega as verbas da instituição.

 Na última semana, eles aprovaram a contratação de um escritório de advocacia para defender seus dirigentes e a organização de um debate com juristas para discutir os ataques da reitoria contra a democracia na universidade, que inclui a expulsão de alunos.

Segundo nota da entidade, “para que existam garantias democráticas na universidade e para que a liberdade de pensamento prevaleça, condição fundamental para a criação científica de toda sorte, a administração precisa responder a críticas com argumentos e não com processos judiciais. E que os docentes da USP não podem estar submetidos a uma gestão que tenta criminalizar aqueles que não aprovam suas prioridades e metas”.