Famílias da favela do Moinho visitam moradias temporárias na zona oeste de São Paulo

À espera de garantias de Kassab, famílias atingidas por incêndio em dezembro querem conhecer o terreno onde a prefeitura promete construir um conjunto habitacional

São Paulo – A luta por moradia digna continua sendo a grande inquietação dos moradores da favela do Moinho, comunidade atingida por um incêndio no último dia 22 de dezembro. Com a proposta da prefeitura de São Paulo de pagar R$ 450 ao mês por família como auxílio-aluguel até que fique pronto um conjunto habitacional na Vila dos Remédios, na zona oeste, os moradores querem conhecer o local para decidirem se aceitam ou não as condições propostas.

“No sábado faremos uma visita ao lugar onde será construído o conjunto habitacional que a prefeitura nos ofereceu. Eles nos deram dois ônibus para irmos até lá e decidirmos se vamos nos mudar ou não”, afirma Francisco Miranda, presidente da Associação de Moradores da Favela do Moinho.

Ele conta que, após a visita, será realizada uma assembleia para discutir a proposta da prefeitura. “Tudo será decidido por todos os moradores”, pontua o Francisco Miranda. Na última segunda-feira (9), a comunidade não chegou a um consenso sobre a oferta.

Do conjunto habitacional próximo à ponte dos Remédios sobre a via marginal ao rio Pinheiros, os moradores seriam transferidos em definitivo para um prédio a ser construído na própria região do Moinho, no centro da capital. A administração municipal alega que ainda não pode dar um prazo para a mudança porque precisa localizar e desapropriar um terreno na área.

Julia Moretti, advogada do Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, da Pontífice Unirversidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que presta os serviços jurídicos do caso, afirma que, em visita ao terreno, nesta semana, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) considerou a existência de contaminação por substâncias tóxicas no local. O argumento foi utilizado pela administração municipal para não manter os moradores ali imediatamente.

Os planos de Kassab preveem a remoção das casas da comunidade para a abertura de um parque, o que criou uma disputa judicial. O laudo da Cetesb, segundo a advogada, não é conclusivo quanto à possibilidade de o local poder receber ou não um prédio que abrigaria os moradores do Moinho.

A advogada lamenta que a prefeitura não tenha dado resposta às famílias que não perderam as casas na comunidade, mas que vivem em condições precárias de sobrevivência em consequência dos estragos causados pelo incêndio.

Leia também

Últimas notícias