Acusado de matar camponês em Rondônia é executado

São Paulo – O acusado de matar o camponês Adelino Ramos em Vista Alegre do Abunã (RO), a 210 quilômetros a sudoeste de Porto Velho, foi executado no último domingo […]

São Paulo – O acusado de matar o camponês Adelino Ramos em Vista Alegre do Abunã (RO), a 210 quilômetros a sudoeste de Porto Velho, foi executado no último domingo (15) na mesma cidade, próxima à divisa com o Amazonas e com a Bolívia, por dois rapazes a bordo de uma motocicleta.

Osias Vicente chegou a ser detido dias após o crime, em maio de 2011, mas foi solto por ordem judicial alguns meses depois, mesmo tendo contra si o histórico de foragido por conta de um assassinato no Amazonas. A Secretaria de Justiça de Rondônia informou que o novo crime será investigado e, ao menos por ora, não é possível saber se tratou-se de “queima de arquivo”, ou seja, uma tentativa de impedir que as apurações levem aos mandantes do assassinato de Adelino.

Dinho, como era conhecido, era sobrevivente do massacre de Corumbiara, comandado por policiais e fazendeiros contra grupos de trabalhadores rurais em 1995. Uma investigação do Ministério Público Estadual chegou a apontá-lo como responsável pelas dezenas de mortes ocorridas ao levar em conta seu “poder de influência” sobre os demais camponeses, mas ele acabou dispensado do júri. O filho Claudemir, porém, foi levado a julgamento e é um dos dois condenados pelo episódio, estando foragido desde 2004, uma história contada pela Rede Brasil Atual na série “Foragido da injustiça”

O assassinato de Dinho ocorreu no mesmo momento em que foram levados a cabo crimes do mesmo tipo no Pará, o que levou o governo federal a ensaiar uma reação, embora tenha admitido desde o primeiro momento não haver condições de proteger todos os agricultores ameaçados de morte por lutar contra os interesses de grandes proprietários.

 

Leia também

Últimas notícias