Acampamento indígena é alvo de tiros no Rio Grande do Sul

Área ocupada é motivo de disputa na região; proprietários pedem reintegração de posse

São Paulo – No início desta semana, três tiros na direção do acampamento indígena Ketyjug Tentu (Três Soitas) foram disparados de matagal vizinho à área onde vivem 13 famílias Kaingang, num total de 70 índios, no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. As informações são do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Ninguém se feriu. O autor dos disparos não foi identificado, mas a motivação está bem clara aos indígenas: os quase 13 hectares ocupados desde dezembro pelos Kaingang – com apoio dos Guarani – e agora reivindicados à Fundação Nacional do Índio (Funai) como tradicional.

Um dos disparos feito na direção de um grupo de crianças atingiu prédio vizinho ao acampamento e por pouco não vitimou uma moradora e sua filha. A polícia iniciará investigação para apurar o ataque, à medida que outras ocorrências de violência contra a comunidade e apoiadores já tinham sido registradas.

Desde 2000, os Kaingang e Guarani lutam para que o poder público oficialize a posse permanente do terreno. Os indígenas pedem que a Funai compre a terra, mas as 12 pessoas que se dizem proprietárias não tiveram interesse em negociar.

Em 19 de dezembro, a Justiça Federal determinou a situação dos Kaingang como de direito indígena – ou seja, o caso é de competência federal, de interesse nacional e se enquadra nos termos constitucionais.

“Através desse documento (da Justiça Federal) estamos tentando o diálogo com todos os setores”, afirmou em entrevista Matias Rempel, integrante do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin). Rempel afirma que um dos principais problemas é a segurança no acampamento. Com a decisão da Justiça Federal, ele espera que a situação seja resolvida.

Os proprietários pediram a reintegração de posse. A Justiça negou, por entender que a Funai precisa montar Grupo de Trabalho (GT) de identificação da área. Só com o resultado uma decisão judicial poderá ser tomada.

Leia também

Últimas notícias