Para Rigoberta Menchú, Belo Monte mostra que índios no Brasil são ‘silenciados’

Ativista de direitos humanos da Guatemala, prêmio Nobel da Paz em 1992, defende consulta popular a respeito de grandes obras como mais importante do que compensação socioambiental

Ativista acredita que grandes empreendimentos poderiam ser bons para comunidades locais, mas em geral recursos são extraídos para o exterior (Foto: Divulgação Fundação Rigoberta Menchú)

São Paulo – De origem indígena, a prêmio Nobel da Paz de 1992, a guatemalteca Rigoberta Menchú, criticou o Estado brasileiro por demorar a aplicar a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A decisão, emitida em dezembro de 2010, estabelece a suspensão das obras da usina de Belo Monte, localizada no rio Xingu, no Pará. Para Rigoberta, o Brasil é a nação “mais conservadora” em relação a conceder direitos à população indígena.

“No Brasil, os povos indígenas são os mais marginalizados da sociedade e o país se opõe às soluções debatidas no âmbito internacional”, criticou Rigoberta Menchú, em entrevista a Gabriel Bonis, do site da CartaCapital. “Conheço a realidade de comunidades de índios brasileiros e são os mais silenciados do planeta”, afirmou. Comparando a outros países, ela acredita que o país ficou para trás.

“Não se levam em conta as necessidades da população local, as tensões envolvidas no processo e não se abordam os problemas indígenas no Brasil”, disse. “Além disso, desviam o foco dos problemas verdadeiros, pois esta não é uma responsabilidade da OEA e sim do Estado brasileiro, que não se responsabiliza. Não se pode deixar esse problema para outros países.”

Para Rigoberta, mais importante do que ações para compensar eventuais impactos socioambientais é a consulta à opinião popular em grandes obras de infraestrutura. “Não há nenhuma garantia de que a população se oponha a essas construções, mas os governos não podem mais fazer obras que não harmonizem em primeiro lugar os interesses da população.”

Ela lembrou a necessidade de consulta prévia a populações no âmbito de organismos internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em casos de exploração de recursos e bens naturais de terras indígenas. “Em geral, esses empreendimentos (como a usina de Belo Monte) poderiam ser bons para as comunidades locais caso estas fossem beneficiadas, mas na maioria das vezes as riquezas são extraídas para o exterior.”

A ativista deve vir ao Brasil neste mês, para participar do 2º Fórum Global de Sustentabilidade do festival de música SWU, em Paulínia (SP), no dia 12.

Com informações de CartaCapital

Leia também

Últimas notícias