São Bernardo resolve 99% dos casos de crianças desaparecidas

E no Facebook, usuários fazem campanha contra violência infantil

São Paulo – Milhares de famílias brasileiras sofrem com o desaparecimento de seus filhos. Estima-se que por ano desapareçam 40 mil crianças no Brasil, sendo 9 mil no estado de São Paulo. Em São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC paulsita, a integração entre a Fundação Criança e a Polícia Civil contribui para que 99% dos casos envolvendo crianças e adolescentes sejam resolvidos. Do total de casos, 95% são solucionados em menos de uma semana. Mais da metade dos casos são relacionados à fuga do lar e/ou violência doméstica, e 60% envolvem meninas. 

Segundo a Fundação, desde a criação do Programa Reencontro, em 2006, foram solucionados 860 casos. Não existem cadastros. Os dados são contabilizados por meio dos boletins de ocorrência. 

A partir desta terça-feira (11) até o dia 31 de outubro, a Fundação Criança realiza uma exposição com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos na região do ABC paulista e na capital, em sua sede, na Rua Francisco Visentainer, 804, Bairro Assunção, São Bernardo do Campo.

As imagens são acompanhadas de frases das mães sobre o desaparecimento de seus filhos. A exposição vai percorrer órgãos públicos, faculdades e escolas na região do ABC. O objetivo é divulgar as fotografias e assim potencializar a chance de solucionar o problema.

O que fazer

No caso de desaparecimento, encontre a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência (BO) ou faça on line no site www.ssp.sp.gov.br/bo/. Leve uma foto recente da criança ou adolescente e descreva à polícia sua vestimenta e detalhes da rotina do desaparecido.

A Fundação Casa fornece suporte psicológico, jurídico e social à familia, além de ajudar na divulgação de cartazes em comércios, órgãos públicos e em sites como a Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. Desde março de 2011, a própria Fundação mantém um Cadastro Municipal de Crianças e Adolescentes em seu site institucional.

Como prevenção, a Fundação recomenda que os pais ensinem seus filhos desde pequenos seu nome completo, nome dos pais, endereço e um número de telefone para contato. Ao levar as crianças em lugares movimentados, é recomendado o uso de crachás de identificação.

Facebook

Um movimento internacional e com página própria na rede social Facebook pede que os usuários troquem suas fotos de perfil por imagens de seu personagem preferido na infância em protesto contra a violência contra as crianças. A página tem quase 100 mil adeptos.

Leia também

Últimas notícias