Paulistano quer atendimento melhor e mais ágil na saúde pública, revela consulta

'Você no Parlamento', levantamento coordenado pela ONG Nossa São Paulo, mostrou prioridades do morador da capital

São Paulo – A melhora na saúde pública é uma das principais demandas da população da cidade de São Paulo. Essa é uma das conclusões tiradas da consulta pública realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com a Câmara dos Vereadores, Ibope e outras entidades. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (11).

“Você no Parlamento” é um levantamento inédito que ouviu 33.430 moradores da cidade de São Paulo, entre 15 de junho e 30 de setembro, sobre suas prioridades em 18 temas relacionados a qualidade de vida, saúde, mobilidade urbana, meio ambiente etc. O levantamento completo está disponível no site da Rede Nossa São Paulo.

Especificamente sobre os serviços públicos de saúde, as duas principais prioridades apontadas pelo estudo são a necessidade de investimentos para agilizar o atendimento – conforme afirmaram 75,24% dos entrevistados – e a ampliação do número de equipamentos públicos disponíveis, como as Unidades Básica de Saúde (UBS) e pronto-socorros e hospitais, indicados por 72,98% dos pesquisados. 

Para o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, a saúde está em situação gravíssima na capital, mas a mobilidade urbana acaba tendo mais visibilidade por afetar a todos, inclusive os formadores de opinião. “A mobilidade ganha bastante espaço porque afeta gente que tem representatividade na cidade. Já a saúde pública é procurada apenas pelas pessoas mais pobres, que não têm dinheiro para pagar um plano de saúde”, avalia.

Transporte

A prioridade apontada por 77,41% dos cidadãos na questão da mobilidade é o investimento em transporte coletivo – ônibus, metrô e trem. Já 58,95% consideram essencial diminuir o valor das tarifas. A implementação de mais ciclovias foi citada em quase 50% das entrevistas.

Vereadores

Para o presidente da Câmara, José Police Neto (PSD), a novidade da consulta pública vem do fato de ela apresentar soluções e não somente reclamações dos cidadãos. “Essa consulta revela que é possível uma cidade diferente, com cada um de nós contribuindo de alguma forma”, comentou.

Os vereadores se comprometeram a utilizar os dados e sugestões do levantamento na elaboração do orçamento da casa legislativa em 2012. Segundo Police, as audiências sobre o tema devem ser iniciadas no final de outubro. O relator do Orçamento será o vereador Milton Leite (DEM).

A Rede Nossa São Paulo pretende acompanhar de perto se as demandas da população que serão incluídas no orçamento de 2012 e se os novos projetos da Câmara também estarão coerentes com essas expectativas.

Leia também

Últimas notícias