Prazo para atualizar cadastro do Bolsa Família vai até 31 de dezembro

São Paulo – Famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família e não atualizaram o cadastro nos últimos dois anos têm até 31 dezembro para procurar a Prefeitura de […]

São Paulo – Famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família e não atualizaram o cadastro nos últimos dois anos têm até 31 dezembro para procurar a Prefeitura de sua cidade e deixar os dados em dia. Das 1,3 milhão de famílias que precisam passar pelo processo, 48% fizeram atualização até setembro deste ano. Outras 52% correm o risco de ter o benefício cortado se não atualizarem o cadastro. O prazo anterior terminava em 31 de outubro, mas foi adiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por dois meses, devido à mudança de sistemas do Cadastro Único.

Após o prazo, o benefício de quem não realizou a atualização cadastral será bloqueado, informa o MDS. Os bloqueios vão ocorrer a partir de janeiro de 2012 e os cancelamentos da participação no programa em março.

A atualização cadastral deve ocorrer a cada dois anos, mas o ministério e os municípios identificam anualmente as famílias com dados sem renovação nesse período. O objetivo do MDS é identificar mudanças de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar para manter a boa gestão do programa. “É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita até R$ 140”, indica o órgão.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 

Leia também

Últimas notícias