Alunos da USP mantêm ocupação no prédio da Faculdade de Filosofia

Estudantes participam de protesto contra o que consideram excessos da PM de São Paulo na USP (Foto: © Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress) Brasília – Os alunos da Universidade de São Paulo (USP) […]

Estudantes participam de protesto contra o que consideram excessos da PM de São Paulo na USP (Foto: © Nelson Antoine/Fotoarena/Folhapress)

Brasília – Os alunos da Universidade de São Paulo (USP) decidiram neste sábado (29) manter a ocupação do prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras, onde estão desde a noite de quinta-feira (27). A ocupação começou depois que os alunos entraram em confronto com a polícia, que prendeu três alunos flagrados sob a acusação de porte de maconha.

Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) considerou a prisão dos três estudantes uma atiude “lamentável” por parte da PM e afirmou que aquele não havia sido um fato isolado. “Nas últimas semanas, desde a assinatura do convênio entre a USP e a Polícia Militar, têm sido frequentes as abordagens nas entradas e saídas de prédios, a entrada de policiais em blocos didáticos sem justificativas e até mesmo a entrada de militares em entidades estudantis”, diz o comunicado.

Há cerca de dois meses, a reitoria da universidade firmou um convênio com a PM paulista para manter rondas policiais constantes pelo campus, a título de zelar pela segurança dos estudantes, depois de uma tentativa de assalto terminar no assassinato do aluno Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos.

Por meio de nota, o DCE convocou todos os estudantes para participar das discussões e da construção de uma saída coletiva para o impasse. “Só será possível avançar caso a discussão sobre segurança no campus e a presença da PM seja feita com mais estudantes das diversas unidades.”

Também por meio de nota, a reitoria da USP lamentou os incidentes ocorridos e disse que os fatos serão analisados pelo Conselho Gestor do Campus. Segundo a universidade, o convênio com a PM foi deliberado pelo conselho, que reúne representantes das unidades de ensino e pesquisa, de institutos especializados e museus, além de representantes dos alunos e de funcionários.

Fonte: Agência Brasil

 

Leia também

Últimas notícias