Perto de acordo, ex-ministros pressionam por Comissão da Verdade

Reunião com Maria do Rosário tenta acertar detalhes na corrida contra o tempo para a instalação da Comissão. O DEM é o único partido que possui discordâncias em relação ao projeto

Ex-ministros da Justiça e a atual, Maria do Rosário, em reunião para definir rumos da Comissão da Verdade (Foto: Antonio Cruz/Abr)

São Paulo – Enquanto no Congresso o governo diz estar muito próximo de um consenso entre todos os partidos para concretizar a criação da Comissão da Verdade, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, ganhou o apoio de todos os ex-ministros da pasta, expresso em uma carta aos deputados, divulgada nesta terça-feira (13), insistindo que o Brasil pede urgência no tratamento do tema dentro do Congresso.

Além de Maria do Rosário, assinam a carta os ex-ministros Paulo Vannuchi, José Gregori, Gilberto Vergne Sabóia, Paulo Sérgio Pinheiro, Nilmário Miranda e Mário Mamede. O atual ministro da Defesa, Celso Amorim, também esteve presente na reunião, mas preferiu não comentar o assunto com a imprensa.

A investida dos ministros serve como um alerta para o parlamentares acelerarem os debates e aprovarem rapidamente o projeto enviado pelo poder Executivo. “Nosso desafio, hoje, é uma corrida contra o tempo: as memórias ainda vivas não podem ser esquecidas e, somente conhecendo as práticas de violação desse passado recente, evitaremos violações no futuro”, diz um trecho da carta.

O empenho para que a Comissão da Verdade saia do papel também conta com o esforço de José Genoino, assessor do ministro Amorim. Genoíno se reuniu nesta terça-feira (13) com representantes do PSDB, PV e PPS para discutir o tema. O ex-deputado assegurou à Rede Brasil Atual que há um consenso entre as legendas para votar favoravelmente à matéria no plenário.

O único partido que ainda não tem os ponteiros acertados com o governo é o DEM. No entanto, Genoíno, que ainda não se reuniu com parlamentares democratas, garantiu que falta apenas concluir alguns detalhes para poder contar com a sigla na empreitada. Na quarta-feira (14), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, irá se reunir com deputados representantes da legenda para tentarum consenso.

O Projeto de Lei  7.376 foi enviado pelo Executivo em maio à Câmara Federal e, depois de ter passado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias e a de Relações Exteriores e Defesa Nacional, já recebeu três pedidos de inclusão na Ordem do Dia da Câmara, para análise em plenário. O projeto cria a Comissão da Verdade no âmbito da Casa Civil da Presidência da República.

Informações Agência Brasil