Defensores públicos federais fazem mutirões para atender população carente

Orientação jurídica ocorrerá em 17 estados brasileiros

Cartilha conta com ilustrações de Ziraldo para instruir sobre direitos de crianças e adolescentes (Foto: Reprodução)

São Paulo – Defensores públicos federais de 17 estados brasileiros realizam, nesta quinta-feira (19), uma série de palestras e mutirões para atender a população de baixa renda que precisa de orientação jurídica. A ação se realiza em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública.

A Defensoria Pública da União é a Instituição que presta assistência jurídica ao cidadão carente que não tem condições de pagar por um advogado particular. Simultaneamente às atividades, coordenada Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), foi lançada uma cartilha sobre direitos de crianças e adolescentes.

A publicação conta com ilustrações do cartunista Ziraldo e traz explicações didáticas sobre como as crianças que não tem seus direitos respeitados devem agir, junto à justiça. As cartilhas podem ser encontradas nos locais onde os mutirões estão sendo realizados, locais públicos e de fácil acesso à sociedade. O material está disponível na internet.

O chefe da Defensoria Pública da União, Pedro de Oliveira, explica que apesar de o contingente de 477 defensores no Brasil não representar o número ideal para o País, o serviço é realizado com qualidade. “Tudo é igual ao que uma advocacia particular pode produzir.”

O preconceito da população em relação ao trabalho da defensoria pública é um tabu que precisa ser quebrado, defende o defensor público federal Hamam Tabosa. “O povo pensa que só porque prestamos um serviço para pessoas carentes, então não presta. Pelo contrário nós nos submetemos a um rigoroso concurso público”, afirma.

Os mutirões ocorrem no Distrito Federal, Acre, Amazonas, Ceará, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. As palestras e demais atividades ocorrem também na maioria desses estados mais São Paulo, Sergipe, Roraima e Paraná. Clique aqui para acessar a programação.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias