Com a ecologia como tema, começa a Campanha da Fraternidade 2011

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2011 (Foto: Divulgação) São Paulo – Nesta quarta-feira (9), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF-2011), […]

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2011 (Foto: Divulgação)

São Paulo – Nesta quarta-feira (9), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF-2011), com o tema “Fraternidade e a vida no Planeta”. Serão debatidos temas ambientais, com ênfase no aquecimento global e na conscientização sobre as mudanças climáticas no planeta.

A abertura oficial será na sede da CNBB, em Brasília, onde o secretário-geral da Conferência, dom Dimas Lara Barbosa, falará sobre as expectativas e metas da campanha.

O secretário-executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, acredita que a preocupação da Igreja com o meio ambiente está ligada à defesa da vida. “A Igreja demonstra suas preocupações com o estado de nosso planeta, que precisa de cuidados para que continue a oferecer as condições necessárias para a vida nele instalada”, disse o secretário, em artigo.

É a 47ª edição da Campanha da Fraternidade da CNBB, criada em 1964. Todas as dioceses do Brasil devem partircipar da iniciativa.

Esta é a quarta vez que a campanha aborda um tema relacionado à preservação do meio ambiente. Em 1979, foi discutido o tema “Preserve o que é de todos”; em 2004, “Água, fonte de vida”; e, em 2007,”Vida e missão neste chão”, falando da Amazônia.