Você está aqui: Página Inicial / Cidadania / 2011 / 02 / Bolsa Família é apontada como exemplo de política de previdência social em reunião da ONU

Bolsa Família é apontada como exemplo de política de previdência social em reunião da ONU

Representante da OIT acredita que é preciso apenas 2% do PIB global para promover sistemas de segurança para todos os pobres do mundo
por Pedro Nakano publicado 16/02/2011 16h23, última modificação 16/02/2011 16h43
Representante da OIT acredita que é preciso apenas 2% do PIB global para promover sistemas de segurança para todos os pobres do mundo

Nova York – O Bolsa Família foi citado numa reunião da ONU, nesta segunda-feira, como "um exemplo de mecanismo bem-sucedido" de assistência social. O programa foi mencionado num debate, em Nova York, sobre a criação de uma espécie "de piso de proteção social" que possa garantir segurança alimentar, serviços de saúde a todos e a aposentados idosos.

O exemplo do Bolsa Família foi destacado pelo diretor do Departamento de Previdência Social da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Michael Cichon disse que a previdência social é um direito humano.

Segundo Cichon, apenas 20% da população tem acesso à assistência. Para ele, falta vontade política para implementar iniciativas que necessitam um mínimo de investimento.

Sistemas de segurança

O representante da OIT disse que se trata de um "escândalo, uma vez que são precisos apenas 2% do Produto Interno Bruto (PIB) global para promover sistemas de segurança para todos os pobres do mundo".

Michael Cichon destacou o Bolsa Família como um exemplo de programas que "não custam quase nada"e fazem grande diferença na redução da pobreza e das desigualdades. Ele ressaltou que o programa custa apenas 0,5% do PIB brasileiro e alcança 25% da população.

Cichon alertou que quem pagará a conta dos cortes de gastos públicos decorrentes da crise econômica global serão os idosos, as pessoas com deficiências e os pobres.

O encontro em Nova York foi uma preparação para uma reunião, marc

Fonte: Rádio ONU