São Paulo sedia encontro internacional de catadores

São Paulo – A partir desta terça-feira (21) e até quinta (23), catadores de materiais recicláveis do Brasil e do exterior se reúnem-se em São Paulo para a Reviravolta Expocatadores. […]

São Paulo – A partir desta terça-feira (21) e até quinta (23), catadores de materiais recicláveis do Brasil e do exterior se reúnem-se em São Paulo para a Reviravolta Expocatadores. O evento vai organizar simultaneamente uma feira de projetos e tecnologia social para reciclagem, o encontro internacional de catadores de materiais recicláveis e seminários técnicos sobre gestão de resíduos sólidos e inclusão social.

Segundo os organizadores, o encontro – em sua segunda edição – visa à valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento de sua ação na cadeia produtiva. Os seminários devem compartilhar a experiência de projetos bem sucedidos no Brasil, além de iniciativas da América Latina, como Argentina e Colômbia, que terão fóruns juntamente com prefeituras brasileiras.

Para tentar o intercâmbio de experiências durante o 2º Encontro Nacional e Internacional de Catadores, que compõe o cronograma de atividades, delegações de todo o país se deslocarão para São Paulo. A organização pretende repetir o nível de participação da primeira edição, em 2009, com cerca de 1.500 catadores presentes.

A feira de exposições contará ainda com a articipação de artistas plásticos, artesãos, empresas e projetos sociais voltados para a sustentabilidade e inclusão social. Além disso, seminários técnicos colocarão em debate as leis recentemente aprovadas de Política Nacional de Saneamento e a Política Nacional de Resíduos Sólidos que pode ter o decreto de regulamentação assinado durante o evento.

A expectativa é que sejam assinados decretos visando à inclusão produtiva dos catadores, assim como a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Encontro com o presidente Lula

No dia 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparecerá ao evento. Desde que tomou posse, Lula tem se encontrado anualmente com os catadores de materiais recicláveis. Esse ano, além de Lula, a sua sucessora, Dilma Rousseff, também participará.

A Reviravolta é organizado pelo Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis. O evento acontece na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo, no centro de exposições Mart Center (rua Chico Pontes, 1.730).

As palestras podem ser acompanhadas ao vivo pela internet, no endereço http://expocatadores.com.br/2010/.

Leia também

Últimas notícias