Censo 2010 entrevistou metade da população em um mês

Número de pessoas por domicílio diminuiu nos últimos dez anos. População cresceu 23 milhões no mesmo período

São Paulo – Informações dadas nesta segunda-feira (30) pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, revelam que quase metade (48%, ou 92,6 milhões de pessoas) da população brasileira já foi contada pelo Censo 2010. Dados indicam a confirmação de tendências observadas em outras pesquisas, como o envelhecimento da população e redução do número de pessoas por domicílios.

Ele disse que subirá de 44 milhões para 56 milhões a quantidade de domicílios entrevistados, entre 2000 e 2010, e deve cair o número médio de pessoas em cada residência, passando de 3,79 pessoas para 3,37. “Observamos não só para o Brasil, como para os diversos estados, uma queda de cerca de 0,4 ou 0,5 moradores por domicílio em uma década”, afirmou. “Teremos muito mais habitantes em 2010 que em 2000. Entretanto, cada domicílio deve ter um número médio de morador menor”, completou.

Segundo o IBGE, o Censo 2010 também deve mostrar que a população cresceu, nos últimos dez anos, de 169 milhões de brasileiros para 192 milhões e as mulheres devem continuar sendo a maioria. Embora os últimos dados também indiquem que mais da metade dos brasileiros são negros (pretos e pardos), esse dado ainda não pode ser confirmado. “Outras pesquisas vêm mostrando algumas tendências. Então, é natural que tenhamos uma proporção de pessoas acima de 60, 70 anos, nas faixas de idade mais altas, superior a de 2000, em 2010”, afirmou o gerente do censo, Marco Antônio Alexandre.

A coleta de dados segue os prazos estipulados e será realizado até o final de outubro. O IBGE também informou que no dia 27 de novembro será divulgado o número absoluto da população brasileira. A estimativa é que seja de 191 milhões de pessoas. Enquanto isso, os resultados parciais podem ser acompanhados pelo site oficial da instituição.

 

Com informações da Agência Brasil.

 

Leia também

Últimas notícias