Você está aqui: Página Inicial / Cidadania / 2010 / 05 / Termina terceira sessão de julgamento de acusados no caso Urso Branco

Termina terceira sessão de julgamento de acusados no caso Urso Branco

por Da Agência Brasil publicado 14/05/2010 17h18, última modificação 14/05/2010 17h22

Brasília - Os réus Samuel Cavalcante Carvalho - Japão, Roberson dos Santos Carmo e Marco Antônio da Fonseca - Godói foram condenados a 432 anos de prisão por participação na chacina do Presídio José Mário Alves, conhecido como Urso Branco, em Porto Velho (RO). Eles foram considerados culpados pela morte de 27 detentos executados dentro do presídio.

A sentença foi proferida pelo juiz Aldemir de Oliveira, do Tribunal de Justiça do estado, na madrugada desta sexta-feira (14). Durante o julgamento, a defesa alegou insatisfação com as provas apresentadas contra os réus e informou que vai recorrer da sentença.  

O crime ocorreu em janeiro de 2002. Após tentativa de fuga, alguns dos 1.300 presos que superlotavam a cadeia teriam executado outros detentos a golpes de armas artesanais. Na época, a violação dos direitos humanos no presídio resultou na condenação do Estado brasileiro pela Corte da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Fonte: Agência Brasil

registrado em: , ,