Argentina pode votar nesta terça projeto que autoriza casamento entre pessoas do mesmo sexo

Brasília – O Congresso Nacional da Argentina deve votar nesta terça-feira (4), em sessão especial articulada pela oposição ao governo da presidente Cristina Kirchner, a proposta que autoriza o casamento […]

Brasília – O Congresso Nacional da Argentina deve votar nesta terça-feira (4), em sessão especial articulada pela oposição ao governo da presidente Cristina Kirchner, a proposta que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O projeto de lei ficou conhecido no país como o do casamento homossexual. As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, Telam.

Caso a proposta seja aprovada pelo Congresso, a Argentina será o primeiro país latino-americano a autorizar oficialmente a união entre pessoas do mesmo sexo. Na Cidade do México, capital mexicana, houve a celebração pública de várias uniões civis de pessoas do mesmo sexo – mas a lei é local, aprovada pela Câmara de Vereadores.

Na semana passada, houve uma tentativa de votar a proposta, mas os esforços acabaram fracassando. A proposta em discussão altera, por exemplo, no Código Civil argentino as expressões marido e mulher para contraentes.

O debate em torno da aprovação de uma lei autorizando a união entre homossexuais provocou críticas da Igreja Católica. Na Argentina, a maioria da população é católica, embora a Constituição do país não tenha uma religião oficial – há mais 2,5 mil cultos seguidos pelos argentinos.

Leia também

Últimas notícias