Tecnologias sociais são premiadas em Brasília

Premiação organizada pela Fundação Banco do Brasil apresenta os vencedores. Foram analisadas 114 técnicas simples e de alto poder transformador

Vencedora na categoria Região Sudeste, projeto de Santos leva idosos para ajudar no ensino público (Foto: Divulgação/Fundação Banco do Brasil)

Entre 24 finalistas, oito projetos foram contemplados na noite de terça-feira (24) com o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009. Cada um dos vencedores recebe R$ 50 mil para a reaplicação da atividade, cuja finalidade é o desenvolvimento sustentável.

Nesta quinta edição, a Fundação recebeu 695 inscrições, das quas 114 foram certificadas e serão incorporadas ao banco de tecnologas sociais, agora com 640 projetos. Em 2010, o banco será atualizado. As localidades serão visitadas para que se constate a continuidade do projeto.

A tecnologia social faz um contraponto aos graves problemas sociais e aponta soluções simples para a construção de uma realidade mais justa, solidária e sustentável. São produtos, técnicas ou metodologias facilmente reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetiva transformação social.

Para o presidente da Fundação, Jacques Pena, no governo Lula as tecnologias sociais têm sido estimuladas e cobradas. “Somos um país desigual, não pobre. Somos ricos, mas nossa história construiu uma sociedade desigual. Essas tecnologias sociais podem ajudar a construir um país diferente”, disse.

“Tenho certeza que para termos um país igualitário, na raiz da mudança estarão as tecnologias sociais, feitas por pessoas desprendidas como vocês”, discursou aos finalistas no evento realizado em Brasíla.

Criado em 2001 e realizado a cada dois anos, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social conta com a parceria da Petrobras e o apoio institucional da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.

Premiados

Região Norte

Telinha de cinema – Modernzação da Educação (Casa da Árvore – Palmas – TO) – a produção de flmes em celulares e câmeras digitais como recurso para dinamizar a sala de aula.

Região Nordeste

Cultivo Sustentável de Algas Marinhas (Fundação Brasil Cidadão para Educação, Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente – Fortaleza – CE) – algueiros e algueiras trocam a ação predatória por práticas sustentáveis, com a coleta e cultivo de algas em mar aberto.

Região Centro-Oeste

Adolescentes Protagonistas (Instituto de Estudos Socoeconoômicos – Brasília – DF )
Crianças e adolescentes envolvidos na elaboração e acompanhamento do Orçamento Público. Por meio de oficinas de arte-educação, aprendem a exercitar cidadania, participação democrática e controle social sobre as políticas governamentais.

Região Sudeste

Vovô Sabe Tudo (Prefeitura Municipal de Santos – SP) – Valoriza a experiência da pessoa idosa, favorecendo a transmissão de conhecmento, habilidades e aptidões aos mais jovens.

Região Sul

Produção e Preservação de Sementes Crioulas (União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu – RS) – Resgata e preserva variedades de sementes em risco de extinção, estimulando seu cultivo.

Categoria Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil

Rádio pela Educação (Diocese de Santarém – PA) – Combate a evasão escolar e repetênca nas séries iniciadas por meio das ondas do rádio, em programas educativos que valorizam os direitos da criança e do adolescente.

Categoria Gestão de Recursos Hídricos

Barragem Subterrânea em Lona Plástica (Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócio – Natal – RN) – Uma lona é instalada no subsolo, propiciando a retenção da água na época das chuvas.

Categoria Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais

Rede de Mulheres para a Comercialização Solidária (Casa da Mulher do Nordeste – Afogados da Ingazeira – PE) – Na perspectiva de inserir as mulheres em mercados justos e solidários, estimula processos de comercialização em rede para a conquista de seus direitos e geração de renda.

Leia também

Últimas notícias