ONG fomenta protagonismo de adolescentes em SP

Fundação viabiliza o direito do adolescente à cidadania com ações

Projeto da Fundação Travessia visa a criar condições que favoreçam a inclusão do adolescente como protagonista da comunidade em que vive, participando e tomando decisões (Foto: Divulgação)

O projeto “Protagonismo na Comunidade”, lançado em  setembro de 2008 é uma das mais recentes ações da Fundação Projeto Travessia em execução no bairro da Penha zona leste da capital. Em convênio com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcad), o projeto visa a criar condições que favoreçam a inclusão do adolescente como protagonista da comunidade em que vive, participando e tomando decisões.

A Fundação Projeto Travessia é uma das entidades pioneiras nas ações de inclusão social do jovem e do adolescente em São Paulo. Desde que foi Instituída em 1995, a Fundação contabiliza inúmeros projetos realizados e em andamento voltados para a inserção e participação do adolescente na comunidade. A entidade tem no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e na Associação dos funcionários do grupo Santander Banespa (Afubesp ) dois de seus principais mantenedores.

O resgate de sua história e de sua cultura, da valorização de suas origens, de seus talentos e habilidades, são algumas das iniciativas do projeto que, segundo os coordenadores, permitirão ao adolescente uma melhor integração com suas famílias e estas com as outras famílias da comunidade, estabelecendo assim uma rede social local. Segundo último relatório da entidade, o projeto já atendeu em torno de 160 beneficiários diretos (crianças, pais e agentes comunitários) e 120 indiretos, como irmãos e amigos dos atendidos. 

Quanto aos objetivos, após um ano em execução, o relatório também aponta dados satisfatórios: 

1) ampliação no nível de compreensão dos educandos e suas famílias acerca das situações de risco e das violações de direito às quais estão submetidos;

2) melhor integração entre os grupos familiares e entre a comunidade geral;

3) fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;

4) maior valorização da origem, da história cultural e dos talentos da comunidade e melhor articulação da rede social local com o poder público e com os agentes.

Reconhecimento

Em 1999, a Fundação foi declarada entidade de utilidade pública municipal e, em 2002, recebeu Certificado de Entidade Beneficente e registro no Conselho Nacional de Assistência Social pelo Ministério da Previdência e Assistência Social. Em 1996, o Educação na Rua deu início a trajetória de ações bem sucedidas da entidade.

Segundo relatório divulgado pela Fundação, o projeto, que ano passado recebeu a adesão da Petrobrás, já resultou 22 reintegrações de crianças e adolescentes ao lar e à escola. De 2006 a 2007, com o objetivo de reintegrar adolescentes abrigados ao convívio familiar, o Minha Casa, Meu Lugar foi um dos principais destaques da Fundação.

Projeto Protagonismo na Comunidade

Fundação Projeto Travessia  www.travessia.org.br.
Rua Rodovalho Junior, nº 803, Penha, São Paulo, Capital, tel. 31050704
O acesso aos projetos da Fundação é totalmente gratuito.