Chuvas deixam 1.482 pessoas desabrigadas em SC

Ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima, garantiu liberação de verbas federais para municípios atingidos

A Defesa Civil de Santa Catarina trabalha em estado de alerta para atender os 64 municípios atingidos pelas fortes chuvas e vendaval que ocorreu na madrugada da terça-feira (8).

O último balanço da Defesa Civil estadual, divulgado às 15h desta quinta-feira (10), apontou 88.866 pessoas afetadas pelos fortes ventos acompanhados de chuva, sendo 1.482 desabrigadas, 16.300 desalojadas, 286 deslocadas, 172 feridas e quatro mortes. O número de prédios atingidos, com destruição total ou parcial, é de 17.478.

Segundo a Defesa Civil, o tempo chuvoso atrapalha inclusive operações aéreas.

Mau tempo persiste

A Defesa Civil alerta que nesta sexta-feira (11) e no sábado (12), a instabilidade ganha força com a formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil. Persiste o risco de temporal com chuva moderada a forte em alguns momentos, ventos fortes e granizo isolado, mas não da mesma intensidade do que ocorreu na madrugada da terça.

Segundo relatório do órgão, o município de Guaraciaba, o mais afetado pelas chuvas, decretou estado de calamidade pública. No local, um tornado provocou a morte de quatro pessoas e ferimentos em mais de uma centena de moradores.

Recursos federais

O ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima, garantiu que haverá liberação de verbas federais para os municípios de Santa Catarina atingidos. Ele conversou por telefone com o governador Luiz Henrique da Silveira e se comprometeu a viabilizar o dinheiro necessário para atender as vítimas do vendaval.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias