Contag lança Jornada das Margaridas por direitos das mulheres

Mobilização se inicia nesta quarta, no Grito da Terra Nordeste, com campanha e série de atividades de mobilização

Em 2007, 30 mil mulheres participam, na Esplanada dos Ministérios, da Marcha das Margaridas. Combate à fome, à pobreza e à violência doméstica estão entre reivindicações (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Trabalhadoras rurais lançam, nesta quarta-feira (12), a Jornada das Margaridas 2009, mobilização em defesa dos direitos das mulheres do campo programada para o mês de agosto. A ação ocorre no Grito da Terra Nordeste, iniciado nesta terça (11) em Natal (RN). A coordenação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

A ação é realizada desde 2005 em homenagem à sindicalista Margarida Alves, assassinada há 26 anos por motivações políticas. Estão programados debates, reflexões, seminários e atividades culturais realizados em comunidades, municípios, e estados. Em Brasília, onde uma marcha de mulheres conclui a Jornada, as atividades acontecem de 19 a 21 deste mês.

Nesta quarta, também será lançada a campanha “Mulheres Donas da Própria Vida”, na Praça Sete de Setembro, na Cidade Alta, às 15h. Participam do lançamento a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres Nilcéa Freire, a secretária de Mulheres da Contag Carmen Foro, e a governadora do estado, Wilma de Faria.

A secretária nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag Carmen Foro explica que o ato será o momento de mobilizar trabalhadores e trabalhadoras rurais além de toda a sociedade para o combate à violência. “Queremos que o tema do combate à violência contra as mulheres seja luta de todo movimento sindical e que seja debatido por toda a sociedade”, sustenta.

A campanha, coordenada pelo governo federal, é vista como uma conquista da Marcha das Margaridas 2007 e pauta de reivindicação histórica das trabalhadoras rurais. Também será assinado entre o Rio Grande do Norte e o governo federal o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Leia também

Últimas notícias