Enem: 100 mil fazem inscrição no primeiro dia

Estudantes de escolas públicas estão isentos de taxa e os de particulares devem pagar R$ 35; Saiba como se inscrever

Estudantes fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008, que teve 4 milhões de candidatos inscritos (Foto: José Cruz/ABr)

Brasília – No primeiro dia de inscrição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 107 mil estudantes se habilitaram a fazer a prova. O número foi registrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 8h, quando foram abertas as inscrições, até às 16h45 desta segunda-feira (15).

Em 2009, o exame servirá como forma de ingresso para pelo menos 37 das 55 universidades federais. O processo de inscrição será feito exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 17 de julho. Segundo o Inep, a expectativa é chegar a sete milhões de participantes. Na edição 2008, quatro milhões se inscreveram para o exame.

São Paulo foi o estado que registrou até agora o maior número de inscritos (23 mil), seguido da Bahia (11 mil), de Minas Gerais (nove mil), do Rio de Janeiro (oito mil) e de Pernambuco (sete mil).

Os alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária.

Além de passaporte para ingresso em universidades federais, a partir deste ano o Enem também vai valer para a certificação de conclusão do ensino médio. Para os alunos que estão fora da rede, o Enem vai substituir o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cujo objetivo era avaliar as competências básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada.

O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha. 

Informações da Agência Brasil.