CUT e mídia comunitária se preparam para disputa na Conferência

Encontro da central em São Paulo traça estratégias para definir os modelos para se contrapor aos interesses empresariais

Reafirmando o compromisso da Central Única dos Trabalhadores com a democratização dos Meios de Comunicação, a entidade realizou na terça-feira (16) o primeiro encontro estadual do setor. O evento precede a conferência nacional e aconteceu no centro de São Paulo. Vários sindicatos ligados a CUT paulista fizeram propostas de atuação na área de comunicação, que devem estar novamente na pauta do Encontro Nacional da entidade.

Segundo o secretário de comunicação da CUT de São Paulo, Daniel Reis, o debate sobre o setor é importante para a articulação dos trabalhadores e para a regulamentação do setor no Brasil. “Decidimos, em conjunto com a CUT nacional, que comunicação, formação e a secretaria sindical são extremamente essenciais à CUT, são estratégicas”, explica. 

Reis entende uma legislação pública, mais ampla em relação ao setor de comunicação. As comunicações no país são oriundas de concessões públicas, então tem de haver marco regulatório e acompanhamento da população para isso.

Já o professor Juliano Maurício de Carvalho, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), diz que, antes da conferência nacional, o país precisa construir rapidamente um modelo de atuação comunitária para o setor. “Se a proposta de organização não for clara e não envolver vários atores teremos perdido uma oportunidade histórica”, avalia.

Para ele, não adianta ficar o tempo todo falando em marco regulatório se não sabemos claramente, por exemplo, o que é conteúdo de mídia nacional. As questões que ele acredita que tem de ser o modelo de convergência queremos e como a mídia comunitária e popular pode agregar em termos de interesse público.

A secretária Nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, também participou do encontro em São Paulo e diz que a CUT tem que garantir a voz dos trabalhadores na Conferência Nacional de Comunicação. Ela aposta na capacidade de articulação da entidade para conseguir avanços para o Brasil na área, já que a Conferência reúne representação da sociedade brasileira com projetos e visões diferentes. “Será um processo de disputa, mas a CUT, por sua trajetória, tem capacidade de elaboração de propostas e articulação com os diversos movimentos sociais no debate da democratização da comunicação e tem sua capacidade de negociação”, sustenta.

O Encontro Nacional de Comunicação da CUT acontece entre os dias 15 e 17 de Julho, também em São Paulo. Na ocasião, os sindicatos voltam a debater as propostas para a Conferência Nacional do setor, que será realizada no início de dezembro, em Brasília (DF).

Leia também

Últimas notícias