Torturador do Dops não é mais nome de rua em São Carlos

Rua da cidade de São Carlos que desde a ditadura leva o nome do delegado torturador Sérgio Paranhos Fleury é substituído com apoio popular por do religioso defensor dos direitos humanos Dom Hélder Câmara

A Câmara Municipal de São Carlos aprovou por unanimidade no dia 12 de maio a substituição do nome da rua de dois quarteirões no bairro Vila Marina, zona norte da cidade, que leva o nome do delegado Sérgio Fernando Paranhos Fleury, que chefiou o Departamento de Ordem Política e Social (Dops) na ditadura militar.

Fleury conduziu o esquadrão da morte que agia em São Paulo e participava pessoalmente das sessões de tortura de presos políticos em São Paulo no final dos anos 60.

A via que leva o nome do delegado torturador há 20 anos irá se chamar Dom Hélder Pessoa Câmara, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo emérito de Olinda e Recife, falecido em 1999, reconhecido defensor dos direitos humanos, combatente da ditadura e indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

O projeto de lei nº 99, de autoria do vereador Lineu Navarro (PT) teve o apoio dos moradores locais que assinaram um abaixo-assinado recolhido pela Câmara, exigência de uma lei municipal.

“A intenção de todos é apagar da história de São Carlos essa macula de ter um torturador com nome de rua e homenagear quem realmente merece, daí a escolha do Dom Hélder Câmara”, explicou o vereador Lineu a Rede Brasil Atual.

Ao projeto foram anexadas também manifestações de organizações não-governamentais como o grupo “Tortura Nunca Mais” e de personalidades e ex-presos políticos.

A presidente do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, Cecília Coimbra, enviou uma nota de agradecimento.

“O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ vem saudá-lo e apoiá-lo em sua importante iniciativa de mudar o nome da Rua Sergio P. Fleury, nome que envergonha não só a história de nosso país, mas em especial a da cidade de São Carlos.”