Secretários de Educação querem Enem obrigatório para rede pública

Medida, que recebeu aval do ministro Fernando Haddad, pode entrar em vigor em 2010

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) quer tornar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatório para todos os estudantes da rede pública. A ideia apresentada ao ministro da Educação, Fernando Haddad, é que a prova passe a certificar a conclusão do Ensino Médio, sendo necessária para a obtenção do diploma.

A presidente do Consed considera que a universalização do Enem pode melhorar a avaliação dos processos de aprendizagem. Maria Auxiliadora Seabra aponta que o método atual, com inscrição facultativa, distorce os resultados atribuídos às escolas.

O ministro Fernando Haddad acatou a proposta, mas pediu um estudo de logística para garantir que os estudantes de todo o território nacional tenham acesso ao exame. Ele aproveitou a oportunidade para destacar que a prova, agora com peso de vestibular em algumas universidades federais, será focada na compreensão de problemas, e não na memorização de datas ou fórmulas.

Nesta quinta-feira (14), o MEC divulgou a nova matriz de habilidades do Enem, que contempla linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. A intenção do ministério é adequar a matriz aos mesmos conteúdos tratados no vestibular, mas sendo abordados de maneira diferente, sem decoreba nem pegadinhas, como aponta Haddad.

Leia também

Últimas notícias