Secretaria lança livro sobre situação dos direitos humanos no Brasil

Livro-reportagem traz entrevistas, artigos e grandes reportagens com dados atualizados e informações sobre políticas públicas

O ministro Paulo Vannuchi, ao lado dos colegas de outras pastas, durante lançamento de livro (Foto: Wilson Dias. Agência Brasil)

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos lançou em Brasília, na terça-feira (26), o livro Brasil Direitos Humanos – 2008: a realidade do País aos 60 anos da Declaração Universal.

A ideia é formar um quadro comparativo com relação aos direitos humanos no Brasil há dez anos, quando, também em decorrência do “aniversário” dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi lançado um livro. A nova publicação tem uma grande diferença em relação à anterior: tem reportagens aprofundadas feita por um equipe de mais de 20 jornalistas, além de fotos, e artigos assinados por Fábio Konder Comparato, Maria Victoria Benevides, José Gregori, Nilmário Miranda e Dalmo Dallari, entre outros.

“O livro não pode ser, em hipótese alguma, considerado ‘chapa branca’”, garante o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. “É um livro que atualiza a questão dos direitos humanos no Brasil mais do que na versão de dez anos atrás. Ouve o povo quilombola, a criança e o adolescente, o sem-teto, o sem-terra, o drama da população carcerária no Brasil e ainda as questões ambientais e indígenas.”

Presente na cerimônia de lançamento da obra, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, declarou que o Brasil tem o que comemorar na conquista dos direitos humanos. Ele informou que está em andamento no Congresso um projeto de lei determinando que todos os órgãos públicos devem fornecer informações aos cidadãos.

Com informações da Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias