Secretaria da Presidência considera injustificável que presos sejam mantidos em contêineres

Pedido para que possa haver intervenção federal em presídio do Espírito Santo foi enviado ao procurador-geral

O secretário adjunto da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Rogério Sotilli, afirmou que nada justifica a situação de mais de 300 internos do presídio Novo Horizonte, no município de Serra, Espírito Santo, que são mantidos em contêineres. 

Uma comissão formada para investigar o assunto deve determinar ainda nesta semana as atitudes a serem tomadas para retirar os presos da situação desumana em que se encontram. O trabalho deve incluir visitas aos presídios, conversas com os detentos e documentação por meio de fotografias. O secretário apontou que as imagens têm um peso muito importante no caso, lembrando que as fotos apresentadas pelo Conselho de Política Penitenciária são degradantes.

Sotilli já conversou com o secretário de Justiça do estado, Ângelo Roncali, que sabia do fato e se comprometeu a solucionar o problema com a construção de novos presídios. As denúncias foram levadas ao Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana por representantes de movimentos sociais e pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Um relatório foi enviado ao procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, juntamente com um pedido de intervenção federal no estado.

Com informações da Agência Brasil.

 

Leia também

Últimas notícias