Saiba como ajudar os desabrigados do Norte e Nordeste

São 354 mil pessoas obrigadas a deixar suas casas em todo país por causa das chuvas, segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil. O Maranhão é o com mais desabrigados e desalojados entre os 10 afetados.

Com as chuvas no país, 354 mil tiveram de deixar suas casas. A maior parte deles está em dez estados das regiões Norte e Nordeste, segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional. Segundo o órgão, os 117,3 desabrigados são as pessoas que tiveram de deixar suas casas e dependem de abrigos públicos, enquanto 236,8 mil desalojados são hospedados temporariamente em casa de amigos ou parentes.

O estado mais atingido é o Maranhão, com 88 municípios com 102,7 mil desabrigados ou desalojados. Ao todo, foram notificadas 44 mortes por causa dos desastres provocados pela chuva em oito estados – Ceará (15), Maranhão (9), Bahia (7), Alagoas (7), Paraíba (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1).

Onde doar

Em diversas cidades, a população se mobiliza para receber doações de alimentos não perecíveis (como arroz, feijão, açúcar, óleo, leite em pó, farinha de mandioca e macarrão), água mineral, cobertores, colchões, lençóis, fraldas, roupas e calçados.

Leia também

Últimas notícias