O Planeta Azul

Entenda a importância da descoberta de fosfina na atmosfera de Vênus

Uma das explicações para a existência de fosfina naquele planeta é a atividade de algum tipo de vida

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons
Vênus: fosfina está associada à vida porque é encontrada nos micróbios e também está presente em ambientes pobres em oxigênio, como os pântanos

São Paulo – Recentemente, o mundo foi surpreendido com uma descoberta empolgante: a presença de fosfina na atmosfera de Vênus, o chamado “planeta infernal” por causa de suas altas temperaturas. Uma das explicações para a existência de fosfina naquele planeta é a atividade de algum tipo de vida.

A fosfina está associada à vida porque é encontrada nos micróbios que vivem nas entranhas dos animais. A substância também está presente em ambientes pobres em oxigênio, como os pântanos. A fosfina tem igualmente uma importância econômica porque serve para o controle de pragas e é usado na indústria eletrônica.

Para explicar a importância dessa descoberta, o jornalista Rodolpho Gamberini, do canal de YouTube O Planeta Azul, parceiro de conteúdo da RBA, entrevistou Ricardo Ogando, astrônomo do Observatório Nacional. Ele comenta as consequências dessa descoberta e a possibilidade de novas missões exploratórias a Vênus. 

Assista aqui: 


Também no canal Planeta Azul

Polarização do debate político

A polarização do debate político brasileiro traz de volta e com muita força os conceitos de esquerda e direita. São palavras empregadas com cada vez mais frequência, mas que nem sempre traduzem com precisão os seus significados. Utilizado muitas vezes para justificar posições ideológicas e em tantas outras para desqualificar ideias contrárias, esse embate político coloca questões polêmicas: os conceitos de esquerda e direita ainda existem? Eles são válidos como critério de análise na sociedade atual? Antes de responder perguntas como essas, é importante conhecer a origem dessas expressões e os seus significados na história. O canal de youtube O Planeta Azul traz na edição dessa semana uma reportagem sobre o tema.

Assista aqui: