Documentário pessoal de Dave Grohl é atração do ‘É Tudo Verdade’

Um estúdio na Califórnia, Sound City, e uma mesa de som, Neve 8028, foram fundamentais para boa parte da música que se realizou nos Estados Unidos entre as décadas de […]

Um estúdio na Califórnia, Sound City, e uma mesa de som, Neve 8028, foram fundamentais para boa parte da música que se realizou nos Estados Unidos entre as décadas de 1970 e 1990, quando a música era realizada de modo mais humano e não por programas de computador, como Pro Tools. Esse é o mote do documentário Sound City, dirigido pelo líder do Foo Fighters, Dave Grohl, que resolveu contar essa história quando o tal local fechou as portas em 2011, e ganhou uma edição extra no festival É Tudo Verdade, nesta sexta-feira (12), à meia-noite, no Reserva Cultural, em São Paulo. 

Adotando um ponto de vista bastante pessoal, Dave Grohl começa o filme dentro de um carro se dirigindo para o local onde funcionou o Sound City e contando como era uma grande aventura, para um jovem no início dos anos 1990, deixar a casa dos pais e partir em busca do sonho da música. Afinal, foi ali que a vida dele, e também a do estúdio, mudou completamente, quando, como baterista do Nirvana, gravou o álbum Nevermind.

A partir daí, o filme mostra, numa edição ágil, entrevistas com os proprietários e funcionários do lugar e os artistas que passaram por ali como Tom Patty, Rick Springfield, Neil Young e integrantes do Fleetwood Mac, entre outros.

Dave Grohl também mostra o momento em que ele adquire a tal Neve 8028 e resolve criar um estúdio próprio para ela, a fim de resgatar e preservar aquela história e voltar a utilizá-la no registro de novas músicas. Para isso, ele convida vários entrevistados para tocarem. Um dos momentos mais emocionantes é quando ele reúne os antigos parceiros de Nirvana, o baixista Krist Novoselic e o guitarrista Pat Smear, e convida para o lugar de Kurt Cobain, o grande ídolo Paul McCartney. 

Sound City, portanto, é um registro bastante pessoal e emocionado de Dave Grohl a respeito de uma das mais importantes páginas da história da música nos Estados Unidos.

Além de poder ser visto no festival É Tudo Verdade, o filme também está disponível para download pago no site oficial (buy.soundcitymovie.com).  

Um contraponto interessante é ver também o documentário Upside Down: The Creation Records Story, a respeito da gravadora responsável por lançar grandes álbuns do britpop, como Primal Scream e Teenage Fanclub, do Oasis.

 

Serviço
 
Documentário Sound City – Festival É Tudo Verdade – Hoje (12/4), às 24h. Grátis
Cine Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Rua Padre João Manuel, 100. Cerqueira César. São Paulo/SP
Fone: (11) 3285-3696

 

 

Leia também

Últimas notícias