Helen Mirren é grande presença do bom ‘Atrás da Porta’

Helen Mirren, estrela maior de Atrás da Porta, novo trabalho do cineasta húngaro István Szabó (©Califórnia Filmes/divulgação) Não há qualquer novidade em se afirmar que a atriz britânica Helen Mirren, […]

Helen Mirren, estrela maior de Atrás da Porta, novo trabalho do cineasta húngaro István Szabó (©Califórnia Filmes/divulgação)

Não há qualquer novidade em se afirmar que a atriz britânica Helen Mirren, de 67 anos e vencedora do Oscar por A Rainha, em 2007, é capaz de encantar o espectador com a simples presença dela em cena, seja no cinema ou no teatro. Mas ela vai bastante além no ótimo Atrás da Porta, dirigido pelo húngaro István Szabó e que chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (1).

O filme se passa na década de 50, numa pequena cidade da Hungria, um país que ainda sofre com os efeitos da Segunda Guerra Mundial. Emerenc, personagem interpretada por Helen Mirren, é uma senhora maltratada pela vida desde a infância que, ao primeiro contato com a escritora Magda (Martina Gedeck) – para quem trabalhará – não consegue disfarçar sua amargura e rancor.

Patroa e empregada aos poucos vão sendo transformadas uma pela outra e criando uma relação de amizade e têm seus destinos determinados pela bem enredada trama.

István Szábo ficou conhecido por filmes como Mephisto,  Sunshine – Despertar de um Século, Encontro com Vênus, Queridas Amigas e Confiança, e parece repetir uma de suas melhores performances em Atrás da Porta, um filme que retrata as convenções sociais da época e demonstra como a amizade pode aproximar duas pessoas aparentemente de realidades tão distintas, mas, ao mesmo tempo, a cobiça ser um pecado que pode destruir relações, mesmo nesse caso assumindo contornos difíceis de serem julgados.

[email protected]

Leia também

Últimas notícias