Grupo de Diadema monta espetáculo ‘Paranoia’, da poesia de Roberto Piva

Espetáculo leva para o encontro de música e movimento a força da poesia de Piva (Foto: Divulgação) Roberto Piva foi um dos pioneiros a trazer para a literatura brasileira dos […]

Espetáculo leva para o encontro de música e movimento a força da poesia de Piva (Foto: Divulgação)

Roberto Piva foi um dos pioneiros a trazer para a literatura brasileira dos anos 1960 o vigor da cultura beatnik, de Allen Ginsberg, Ferlinghetti, Burroughs e Jack Kerouac. Um de seus clássicos, o livro Paranoia, ganhou adaptação corporal e foi transformado em espetáculo pela Companhia de Danças de Diadema e o Grupo Experimental de Música (GEM). O resultado poderá ser conferido de 24 a 27 de janeiro, na Caixa Cultural São Paulo.

Como o livro, o espetáculo busca captar cenas de amor, fantasia, sonhos e decepções cotidianas das ruas de São Paulo. Assim, o maior desafio da coreógrafa Ana Bottosso – assumido há três anos quando recebeu o livro de presente do próprio poeta – foi conseguir transpor a força do texto para o encontro de música e movimento. 

Serviço

  • Espetáculo Paranoia, com a Companhia de Danças de Diadema. De 24 a 27/1, às 19h30. Grátis (ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência)
  • Oficinas – 25 e 26/1, das 16h às 18h. 30 vagas
  • Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111. Centro, São Paulo, (11) 3321-4400

Leia na Revista do Brasil

  • On the Road, de Jack Kerouac, inspirou gerações de desencantados com o sonho americano

O resultado, sustentando pelos dez dançarinos em cena, é surpreendente. São eles: Carolini Piovani, Fernanda Santana, Léo Oliveira, Maercio Maia, Manuela Fadul, Rodrigo Castelo Branco, Thaís Lima, Ton Carbones, Vinicius Frances e Zezinho Alves.

Além do espetáculo, nos dias  25 e 26 a produção oferece ao público uma oficina de dança contemporânea, de graça, com os bailarinos da própria companhia. A aula gira em torno da relação entre dança e literatura, abordando o processo de criação de Paranoia.

[email protected]

Leia também

Últimas notícias