Capitais do país recebem filmes de mostra de cinema sobre direitos humanos

Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton, está entre os filmes de mais uma edição da mostra de cinema que tem os direitos humanos como tema principal (©divulgação) Desde 7 de […]

Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton, está entre os filmes de mais uma edição da mostra de cinema que tem os direitos humanos como tema principal (©divulgação)

Desde 7 de novembro até 10 de dezembro, acontece a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que, em 2012, chega a sua sétima edição. Ao todo, estão sendo exibidos 37 filmes, em 27 capitais do Brasil.

Os temas principais abordados dessa vez são Direito à Memória e à Verdade, Combate à Tortura e Direito da População em Situação de Rua. Também traz como homenageado do ano o mais célebre documentarista brasileiro, Eduardo Coutinho, diretor de filmes célebres como “Cabra Marcado Para Morrer” (1984) e “Edifício Master”.

Entre as atrações de 2012, estão os brasileiros “À Margem da Imagem” (2003), de Evaldo Mocarzel; “Batismo de Sangue” (2006), de Helvécio Ratton; “O Dia Que Durou 21 Anos” (2012), de Camilo Tavares; “O Veneno Está na Mesa” (2011), de Silvio Tendler; “Marighella” (2012), de Isa Grinspum Ferraz.

Entre as produções internacionais, merecem destaque o colombiano “Chocó” (2012), dirigido por Jhonny Hendrix Hinestroza; o argentino “Dez Vezes Venceremos” (2011), de Cristina Jure; o chileno “Estruturas Metálicas” (2011), de Cristian Vidal L.

A sétima edição da mostra tem como novidades o Cine Direitos Humanos na Rua e o Cine Diretos Humanos Itinerante. Os novos projetos têm como objetivo popularizar e descentralizar as exibições dos filmes, levando-os à parcela da população brasileira que não tem acesso às salas de cinema.

A inauguração do Cine Direitos Humanos será no Pelourinho, em Salvador (BA), em 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Já o Cine Direitos Humanos Itinerante contará com a infraestrutura dos Pontos de Cultura do Ministério da Cultura, do Sesc Nacional e da Rede Marista de Ensino.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, através da Cinemateca Brasileira, e visa fazer com que os brasileiros compreendam seus direitos fundamentais. Ou seja, através dos filmes, é possível promover a reflexão para a construção de um país que valorize e garanta o respeito aos Direitos Humanos.

Outra iniciativa bastante importante do evento é o Cine-Educação Direitos Humanos, criado há três anos. Foram selecionados filmes apresentados na Mostra e que podem fomentar o trabalho pedagógico de professores nas redes públicas de ensino nos estados do Acre, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

O trabalho resulta na troca de experiências e na criação de materiais como o Caderno Cine-Educação, publicação de apoio educacional que trabalha de modo profundo cada um dos filmes. O projeto passa a contar agora com novos espaços, como os Jogos Colaborativos, que reúnem alunos e professores universitários do interior; e os Jogos de Cinema, dirigidos a alunos e professores do Ensino Médio.

A programação completa pode ser conferida em www.cinedireitoshumanos.org.br/2012

[email protected]

Leia também

Últimas notícias