Você está aqui: Página Inicial / Blogs / Curta essa dica / 2012 / 09 / Festival de cinema de Brasília tem doze filmes na busca pelo Candango de Ouro

Festival de cinema de Brasília tem doze filmes na busca pelo Candango de Ouro

por guibryan1 publicado 20/09/2012 09h39, última modificação 20/09/2012 09h44

Destaque entre os filmes da atual edição do Festival de Brasília, 'Boa Sorte Meu Amor' (©cartaz/reprodução)

Na segunda-feira (17) começou a 45ª edição do Festival de Brasília, o mais antigo do país, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília e uma sessão do filme "A Última Estação", do brasiliense Márcio Curi. Nesse ano, o festival conta com 12 filmes concorrendo ao prêmio principal do evento, o cobiçado Candango de Ouro.

Entre os seis concorrentes de longa-metragem de ficção, estão produções de diretores estreantes, como Daniel Aragão ("Boa sorte, meu amor"), e de novas produções de diretores consagrados, caso de Marcelo Gomes ("Era uma vez eu, Verônica") e Lucia Murat ("A memória que me contam").

Também estão na disputa, "Eles voltam", de Marcelo Lordello; "Esse amor que nos consome", de Allan Ribeiro; e "Noites de Reis", de Vinicius Reis. Já na categoria melhor longa-metragem documentário, há filmes de Gabriel Mascaro ("Doméstica"), Petra Costa ("Eterna"), Karla Holanda ("Kátia"), Joel Pizzini ("Olho Nu"), Cao Guimarães ("Otto") e Ana Johann ("Um filme para Dirceu").

Leia tudo sobre o festival.

O homenageado do ano é o crítico, professor e escritor Paulo Emilio Salles Gomes, cuja obra será debatida num seminário que pretende passar a limpo o passado do cinema brasileiro, principalmente pela obra mais conhecida dele, "Cinema: trajetória no subdesenvolvimento". Já entre os realizadores de olho no futuro, estão inscritos 18 curtas-metragens, divididos em ficção, documentário e animação.

[email protected]