Festival de cinema de Brasília tem doze filmes na busca pelo Candango de Ouro

Destaque entre os filmes da atual edição do Festival de Brasília, ‘Boa Sorte Meu Amor’ (©cartaz/reprodução) Na segunda-feira (17) começou a 45ª edição do Festival de Brasília, o mais antigo […]

Destaque entre os filmes da atual edição do Festival de Brasília, ‘Boa Sorte Meu Amor’ (©cartaz/reprodução)

Na segunda-feira (17) começou a 45ª edição do Festival de Brasília, o mais antigo do país, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília e uma sessão do filme “A Última Estação”, do brasiliense Márcio Curi. Nesse ano, o festival conta com 12 filmes concorrendo ao prêmio principal do evento, o cobiçado Candango de Ouro.

Entre os seis concorrentes de longa-metragem de ficção, estão produções de diretores estreantes, como Daniel Aragão (“Boa sorte, meu amor”), e de novas produções de diretores consagrados, caso de Marcelo Gomes (“Era uma vez eu, Verônica”) e Lucia Murat (“A memória que me contam”).

Também estão na disputa, “Eles voltam”, de Marcelo Lordello; “Esse amor que nos consome”, de Allan Ribeiro; e “Noites de Reis”, de Vinicius Reis. Já na categoria melhor longa-metragem documentário, há filmes de Gabriel Mascaro (“Doméstica”), Petra Costa (“Eterna”), Karla Holanda (“Kátia”), Joel Pizzini (“Olho Nu”), Cao Guimarães (“Otto”) e Ana Johann (“Um filme para Dirceu”).

Leia tudo sobre o festival.

O homenageado do ano é o crítico, professor e escritor Paulo Emilio Salles Gomes, cuja obra será debatida num seminário que pretende passar a limpo o passado do cinema brasileiro, principalmente pela obra mais conhecida dele, “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento”. Já entre os realizadores de olho no futuro, estão inscritos 18 curtas-metragens, divididos em ficção, documentário e animação.

[email protected]

Leia também

Últimas notícias