Festival de cinema latino-americano começa em São Paulo

Começa nessa quinta-feira, (12), apenas para convidados, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Festival de Cinema Latino-Americano, que, na sétima edição, exibirá 75 filmes durante oito dias, […]

Começa nessa quinta-feira, (12), apenas para convidados, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o Festival de Cinema Latino-Americano, que, na sétima edição, exibirá 75 filmes durante oito dias, até a próxima quinta-feira (19). O primeiro deles é “Um Mundo Secreto”, do diretor mexicano Gabriel Mariño e que narra a história de Maria, que tem 18 anos, e no último dia da escola, parte em uma viagem de autodescoberta, atravessando o deserto de Sinaloa, rumo ao oceano. A viagem também é o tema do filme “5 Horas Rumo ao Norte”, da brasileira Paula Sabbaga, que narra a história de um rapaz, Téo, que precisa viajar com a família para se despedir do pai dele.

Outros destaques são o filme equatoriano “Pescador”, de Sebastián Cordero; o colombiano “Porfírio”, de Alejandro Landes; o argentino “Um Mundo Misterioso”, de Rodrigo Moreno; o chileno “O Círculo de Román”, de Sebastián Brahm; e o uruguaio “Vingar May”, de Juan Ignacio Monteverdi. Um dos filmes mais aguardados é “Juan dos Mortos”, do diretor cubano Alejandro Bruguês, que vendeu o prêmio do público no Festival de Leeds, ao fazer uma sátira política a atual situação da ilha de Fidel Castro.

A venezuelana Marité Ugas apresentará pessoalmente o longa-metragem dirigido por ela, “O Garoto Que Mente”. Há até uma co-produção Uruguai, Argentina, Alemanha e Chile, “3”, dirigida por Pablo Stoll. Boa parte dos filmes é em espanhol e suas variantes. Não poderia ser diferente. Afinal, esse é o idioma falado em boa parte da América Latina.

Das produções ou co-produções brasileiras, merece destaque “Artigas, La Redota”, do cineasta César Charlone, o mesmo de “O Banheiro do Papa” e que mostra a história do famoso pintor Juan Manuel Blanes, que, em 1884, recebe a missão de recuperar o rosto de uma lenda. Também chamam atenção as presenças de “Hoje”, da cineasta Tata Amaral; e de “Augustas”, de Francisco Cesar Filho, ambos noticiados pela “Revista do Brasil”.

Serviço
7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo – de 12/9 a 19/7. Grátis
Memorial da América Latina – Avenida Auro S. de Moura Andrade, 664. Barra Funda. T: (11) 3823-4608
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207. T: (11) 3512-6111
Cinesesc – Rua Augusta, 2075. Cerqueira César. T: (11) 3087-0500
Cinusp Paulo Emílio – Rua do Anfiteatro, 181. Cidade Universitária. T: (11) 3091-3540

Veja a programação completa em http://www.festlatinosp.com.br/2012/noticias.html

[email protected]

Leia também

Últimas notícias