Favela de palafitas de Santos recebe espaço cultural

Foi inaugurada, no último sábado, 30 de junho, a sede definitiva do Instituto Arte no Dique, em Santos, que trabalha com inclusão social por meio de atividades sócio-culturais. A Escola […]

Foi inaugurada, no último sábado, 30 de junho, a sede definitiva do Instituto Arte no Dique, em Santos, que trabalha com inclusão social por meio de atividades sócio-culturais. A Escola Popular de Arte e Cultura Plínio Marcos ocupa uma área de mais de 690 metros quadros, no Caminho São Sebastião, dentro da favela de palafitas Dique da Vila Gilda, e terá toda a infraestrutura necessária para o funcionamento de oficinas artísticas e profissionalizantes.

O novo prédio conta com três andares, onde estão instalados sala de cinema Mais Cultura Sérgio Mamberti, Espaço Cibernético Gilberto Gil, sala de dança, espaço para oficinas culturais, biblioteca, estúdio de música e laboratório de ateliês. Há também um espaço dedicado à educação, com laboratório de informática, sala de aula, biblioteca e área de convivência. As aulas começarão em 1º de agosto, com turmas nos períodos da manhã e da tarde. Todas as atividades serão gratuitas e destinadas a jovens de 16 a 24 anos.

O Instituto Arte no Dique foi fundado em 2002, tem o grupo Libra Terminais Santos como mantenedor e, desde 2004, contava com um escritório montado em um contêiner. Desde o primeiro semestre de 2011, estava em construção e contou com o investimento de R$1,8 milhão, verba repassada pelo Ministério da Cultura à COHAB Santista, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Dique da Vila Gilda). Durante oito anos, a operadora de contêineres Libra também investiu mais de R$1 milhão no instituto sem utilizar mecanismos de incentivo fiscal.

[email protected]

Leia também

Últimas notícias