Cinema português contemporâneo ganha mostra na Caixa Cultural Sé

Sangue do Meu Sangue, drama familiar da nova produção do cinema português, em cartaz no circuito alternativo de São Paulo (©divulgação) Começou na terça-feira (3) e segue até o próximo […]

Sangue do Meu Sangue, drama familiar da nova produção do cinema português, em cartaz no circuito alternativo de São Paulo (©divulgação)

Começou na terça-feira (3) e segue até o próximo domingo, 8, a mostra Cinema Português Contemporâneo, na Caixa Cultural Sé, em São Paulo. Com obras de cineastas que se destacaram nesse novo milênio, como João Nicolau, Pedro Costa, João Pedro Rodrigues e João Canijo, a proposta é fazer um amplo painel do cinema realizado em Portugal. Também haverá debates e exibição de curtas-metragens. A entrada é gratuita.

A programação conta com 19 longas-metragens, que tem em comum o fato de terem sido realizados entre 1999 e 2011, e tratar do trânsito cultural, do exílio entre os portugueses e o restante da Europa e das identidades multiculturais que ligam as nações que falam a língua portuguesa.

Os grandes destaques são “Palavras e Utopia”, de Manoel de Oliveira, a respeito do Padre Antônio Vieira, que será exibido nesta quarta-feira, às 15h30; e “Juventude em Marcha”, exibido no mesmo dia, às 18hs, e que foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França, ao mostrar um operário de Cabo Verde que é abandonado pela mulher e precisa reaprender a viver sozinho.

Serviços
Mostra Cinema Português Contemporâneo – De 3 a 8/7, das 14h30 às 18h30. Grátis
Caixa Cultural Sé – Praça da Sé, 111. 6º andar. Centro. São Paulo/SP
T: (11) 3321-4400

Confira a programação completa:
Quarta-feira (4/7)
15h30: “Palavra e Utopia”
18h: “Juventude em Marcha”
Quinta-feira (5/7)
19h: “O Manuscrito Perdido”, com encontro com o diretor José Barahona
Sexta-feira (6/7)
18h30: “Deus Não Quis” e “48”
Sábado (7/7)
14h30: “Canção de Amor e Saúde” + “Ruínas”
16h30: “Arena” + “Guerra Civil”
18h30: “Sangue do Meu Sangue”
Domingo (8/7)
14h30: “Kalkitos” + “Mercurio” + “China, China” + “Viagem a Cabo Verde” + “A Noite” + “Crime, Abismo Azul, Remorso Físico”
16h30: “Entre Muros”, com  encontro com o diretor José Filipe Costa
18h30: “Viagem a Portugal”, com encontro com o diretor Sérgio Tréfaut

[email protected]

Leia também

Últimas notícias