Brasília realiza seu primeiro festival internacional de cinema

O aguardado longa-metragem de Walter Salles, “Na Estrada”, abre nessa quinta-feira (12) junto com um show da atriz Anna Karina, a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília. […]

O aguardado longa-metragem de Walter Salles, “Na Estrada”, abre nessa quinta-feira (12) junto com um show da atriz Anna Karina, a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília. Durante 10 dias, até 22 de julho, haverá mostras competitivas e temáticas, ocupando cinco salas, quatro do circuito do Cine Cultura Liberty Mall, e na sala Alberto Nepomuceno, do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Anna Karina nasceu em Copenhagem, na Dinamarca, em 22 de setembro de 1940, tornou-se a principal atriz do movimento francês Nouvelle Vague e ganha agora uma mostra retrospectiva. Nela, serão exibidos “A Religiosa”, de Jacques Rivette; “Anna”, de Pierre Korainik; e “Viver a Vida”, “O Demônio das Onze Horas”, “Band à Part” e “Alphaville”, todos de Jean-Luc Godard. Ela também participará de um seminário, com mediação de Mateus Araújo, no domingo, 15 de julho, a partir das 17h30, no Liberty Mall.

Haverá também a mostra Mundo Animado, com filmes de animação, como “Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore”, dirigido pelos norte-americanos William Joyce e Brandon Oldenburg. A Mostra Panorama África promete ser um destaque a parte com produções como “Massa Cinzenta”, do diretor Kivu Ruhorahoza, de Ruanda; e “Otelo em Chamas”, de Sara Blecher, da África do Sul. 

A produção independente norte-americana, latino-americana e o novo cinema europeu também terão espaços privilegiados, com filmes como o documentário “Gray, Life At The New Museum”, do norte-americano Michael Holman; “Biblioteca do Pascal”, do húngaro Szabolcs Hajdu; e “Uma Longa Viagem”, da brasileira Lúcia Murat. Já a Mostra Competitiva conta com 12 inscritos e premiará com US$10 mil o vencedor de cada uma das cinco categorias.

Serviço
1º Festival Internacional de Cinema de Brasília – De 12/7 a 22/7, das 10h30 às 23h15. Grátis
Cine Cultura Liberty Mall – Shopping Liberty Mall – SCN, quadra 2. T: (61) 3326-1399
Teatro Nacional – Setor Cultural Norte, s/n. T: (61) 3325-6107.

Veja a programação completa em http://biffestival.com/programacao/22

[email protected]

Leia também

Últimas notícias