MuBE homenageia Carlos Reichenbach em festival de cinema independente

Com curadoria caprichada do jornalista e crítico de cinema Christian Petermann, começa hoje (28) e vai até sábado (30), a sétima edição do festival semestral Cine MuBE Vitrine Independente, do […]

Com curadoria caprichada do jornalista e crítico de cinema Christian Petermann, começa hoje (28) e vai até sábado (30), a sétima edição do festival semestral Cine MuBE Vitrine Independente, do Museu da Escultura Brasileira (MuBE), em São Paulo. Dessa vez, o número de inscritos para a mostra competitiva mais que triplicou em relação à edição anterior, realizada em dezembro de 2011, com mais de 230 títulos das mais diferentes regiões do Brasil e de países como Alemanha, Turquia, França, Espanha e Estados Unidos.

Na abertura, haverá uma homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach, falecido em 14 de junho e a quem é dedicada toda a mostra. Serão exibidos os curtas-metragens, “Essa Rua Tão Augusta”, dirigido por ele em 1967; e o inédito “Começa Uma História”, de Cristian Chinen, do qual foi colaborador. Em seguida, será apresentada a obra completa do curta-metragista Daniel Chaia, com “Pixaim” (1998), “De Resto” (2007), “Na Pista do Apito” (2008) e “Borboletas Indômitas” (2010). O realizador estará presente após a sessão para conversar com os presentes.

Amanhã, sexta-feira, a noite, será a vez dos documentários em longa-metragem “Truks”, de João Inácio, que conta a história do grupo de bonecos de mesmo nome; e “Bruta Aventura em Versos”, de Letícia Simões, a respeito da vida e da obra da poetisa Ana Cristina César. Tendo seus filmes considerados hors-concours, os dois cineastas também estarão presentes para bater-papo e falar sobre cinema com o público.

Na própria sexta-feira, das 14h às 17h, o roteirista Di Moretti ministrará um workshop intensivo e gratuito de roteiro. Há o limite máximo de 30 vagas. Ele também comporá o júri da mostra competitiva, ao lado da produtora Geórgia Costa Araújo e do ator Caco Ciocler.

A mostra competitiva, com curtas e médias-metragem, acontecerá no sábado, 30, e será seguida pela cerimônia de premiação em 11 categorias (a única inédita é a de melhor roteiro). Todos receberão um troféu desenhado pelo artista plástico Eduardo Werneck. Também será exibido pela segunda vez o curta-metragem “Até a Vista”, do consagrado diretor gaúcho Jorge Furtado. O filme conta a história de um jovem que deseja ser cineasta e descobre um bom romance escrito por um argentino, atrás do qual parte em Buenos Aires, a fim de comprar os direitos de adaptação cinematográfica. O filme foi vencedor do Cine PE 2012, na categoria.

Serviço
7º Cine MuBe Vitrine Independente. Haverá sessões na quinta-feira, 28/6, das 19h30 às 21h30; na sexta-feira, 29/6, das 19h30 às 21h; e no sábado, das 11h às 22h. Grátis
Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) – Avenida Europa, 218. Jardim Europa
T: (11) 2594-2601
Mais informações em www.cinemubevitrine.com

[email protected]