24 horas de atrações para São Paulo ensolarado

Depois de uma semana fria na capital paulista, o sol voltou a aparecer em São Paulo e promete aquecer o sábado (5) e o domingo (6) de muitas atrações musicais […]

Depois de uma semana fria na capital paulista, o sol voltou a aparecer em São Paulo e promete aquecer o sábado (5) e o domingo (6) de muitas atrações musicais para todos os gostos. Man Or Astro Man, Gilberto Gil, Titãs, Mutantes, Arnaldo Baptista, Byafra, Cauby Peixoto e Gretchen são algumas das atrações da oitava edição da Virada Cultural, que começa às 18h de sábado e segue até 18h de domingo. A expectativa é de reunir cerca de quatro milhões de pessoas nos 114 pontos espalhados pela cidade.

O luxuoso Teatro Municipal, que já está com quase todos os ingressos esgotados, contará com shows de Arnaldo Baptista, Angela Maria & Cauby Peixoto (recuperando o repertório do álbum ao vivo lançado em 1992), Edy Star (com o disco de 1970, “Sweet Eddy”), Leci Brandão (com “Dignidade”, de 1987) e Zezé Motta (com o álbum homônimo de 1978). Se a ideia é recuperar célebres discos, o palco do Boulevar São João será dedicado a artistas interpretando 17 trabalhos lançados por Elis Regina. Entre eles, Jair Rodrigues (com “Dois na Bossa”), Graça Cunha (com “Ela”), Tati Parra (com “Falso Brilhante”), Luciana Alves e Diogo Poças (com “Elis e Tom”).

Como uma espécie de aquecimento para a Virada Cultural, a filha de Elis Regina, a cantora Maria Rita, se apresentará de graça a partir das 15h, no Parque da Independência, interpretando apenas sucessos imortalizados pela mãe. Esse é o caso de, entre outros, “Como Nossos Pais”, “Vida de Bailarina”, “Águas de Março”, “Saudosa Maloca”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Me Deixas Louca”, “Tatuagem”, “Aprendendo a Jogar”, “Alô Alô Marciano” e “Me Deixas Louca”.

Um dos palcos que sempre tem a expectativa de reunir multidões é o popular do Largo do Arouche, que dessa vez trará astros como Guilherme Arantes, Dalto, Byafra, Michael Sullivan, Rádio Táxi, Bloco do Sargento Pimenta (bloco carnavalesco carioca que toca clássicos dos Beatles em ritmo de marchinha) e Daniel Azulay (o desenhista e cantor que fazia grande sucesso entre as crianças dos anos 80).

Para quem gosta do bom rock and roll, as melhores opções são o palco da Paissandu, com Golpe de Estado, Salário Mínimo, Jordans, Os Skywalkers, As Mercenárias e Paulo Barnabé & Patife Band. Na São João, as estrelas serão Made In Brazil (com o álbum “Jack, O Estripador”, de 1976) e Titãs (com “Cabeça Dinossauro”, de 1986). E na Barão de Limeira, haverá shows de, entre outros, Serguei, A Bolha, Man or Astro-man?, Jupiter Maçã, Pin Ups, Não Religião, De falla, Brothers of Brazil (Supla e João Suplicy) e Popa Chubby.

Para os sambistas, a opção é a Roda de Samba que se instalará no Largo São Francisco, com Berço de Samba de São Mateus, Samba da Vela, Pagode do Cafofo e o Quinteto em Branco e Preto, entre outros. Os alternativos podem curtir Bárbara Rodrix, Pedra Branca, Sweet Flavour, Trupe Chá de Boldo e A Banda Mais Bonita da Cidade na XV de Novembro. Por sua vez, os fãs de música eletrônica em programação exclusiva nas pistas Alfredo Issa, Barão de Piracicaba e Princesa Isabel.

Na época de multiculturalismo, estrelas africanas, como Ray Lema, Ebo Taylor, Seun Kuti & Egypt 80, dividirão o palco da Praça Julio Prestes com o brasileiro Gilberto Gil e os jamaicanos Toots and the Maytals e The Abyssinians.

Há também opções cinematográficas, teatrais (no Pátio do Colégio), de stand up comedy (na Praça da Sé) e até de luta livre (na mesma Praça da Sé). Na hora que bater uma fome, a melhor opção é ir até o Minhocão, onde diversos chefs de cozinha renomados estarão preparando pratos especiais. O mais badalado certamente será Alex Atala, que da meia-noite às duas da manhã preparará uma galinhada. Mas haverá também diversos sanduíches, espetinhos, sushis, bolinhos e arroz de carreteiro.

Confira a programação completa

[email protected]